TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental: Impacto Do Lixo Hospitalar

Artigos Científicos: Contabilidade Ambiental: Impacto Do Lixo Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 8

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VII PERÍODO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - I

LUSINETE DE BRITO LIMA

CONTABILIDADE AMBIENTAL: O IMPACTO DO LIXO HOSPITALAR E APLICAÇÃO PARCIAL DO SICOGEA, ESTUDO DE CASO NA U.B.S. ALMIRO MENDES DA COSTA NO MUNICÍPIO DE BRASILEIRA-PI.

PIRIPIRI-PI

2014

LUSINETE DE BRITO LIMA

CONTABILIDADE AMBIENTAL: O IMPACTO DO LIXO HOSPITALAR E APLICAÇÃO PARCIAL DO SICOGEA, ESTUDO DE CASO NA U.B.S. ALMIRO MENDES DA COSTA NO MUNICÍPIO DE BRASILEIRA-PI.

Projeto apresentado como requisito básico para a obtenção da 3ª nota para avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Professor Orientador (a): Maria dos Remédios Magalhães Santos.

PIRIPIRI-PI

2014

PRÉ-PROJETO

1 TEMA

A Contabilidade Ambiental e avaliação dos impactos ambientais.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Contabilidade Ambiental: O impacto do lixo hospitalar e aplicação parcial do SICOGEA, estudo de caso na U.B.S. Almiro Mendes da Costa no município de Brasileira-PI.

2 PROBLEMA

Com o avanço tecnológico, as organizações vêm influenciando o nível de vida da população, almejando sempre a maximização de seus lucros, desenvolvendo produtos e serviços práticos e modernos, e também impactos ao meio o qual estão inseridas. A sociedade começa a acordar para as questões que dizem respeito à sobrevivência do planeta e da mesma, dentre elas a preservação do ambiente.

Todos os problemas existentes em uma organização, seja ela qual for, alterarão o seu patrimônio que se resume no objeto de estudo da Contabilidade e com os problemas ambientais ocorre o mesmo. Frente a isso a Contabilidade como ciência social, também se integra nessa discursão, surgindo assim, a partir da necessidade do custo/benefício do desenvolvimento econômico-financeiro, a Contabilidade Ambiental.

Diante dos tópicos citados o estudo irá analisar a seguinte questão problema: Qual o grau de sustentabilidade da U.B.S. Almiro Mendes da Costa sobre a avaliação parcial do SICOGEA?

3 HIPÓTESES

• Implantação de um sistema como ferramenta de gestão dos impactos ambientais;

• Redução do consumo de matérias-primas, água e energia;

• Elaboração de condutas relativas ao meio ambiente a serem seguidas por todos os usuários da U.B.S.;

• Separação criteriosa do lixo hospitalar produzido pela U. B. S..

4 JUSTIFICATIVA

Cada indivíduo representa parte fundamental com relação à preservação, assim é necessária a participação de todos. É preciso investir em uma nova maneira de desenvolvimento que não agrida o ambiente, buscando meios sustentáveis através das políticas ambientais atuantes.

O ambiente hospitalar é responsável pela produção de diferentes tipos de lixo, sendo de grande importância o planejamento de meios adequados para sua coleta, armazenagem, tratamento e disposição final dos dejetos. Entretanto, investir em projetos de preservação requer recursos financeiros, muitas vezes elevados, daí a necessidade de pesquisas e estudos para encontrar métodos menos onerosos para as organizações e que ao mesmo gerem menor impacto ao meio.

Assim a pesquisa justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento a respeito da consciência ambiental, tanto aos gestores como para a comunidade em geral, e de ações eficazes para melhorar a sustentabilidade da U.B.S. visando à promoção do bem estar social. Com auxílio da Contabilidade Ambiental, as instituições terão uma ferramenta poderosa na gestão de seus resíduos, considerando que os impactos ambientais afetam diretamente o patrimônio da entidade, tendo por base as penalidades previstas em lei. Visando o melhor desempenho ambiental, é necessária avaliação dos meios adotados com relação à disposição de resíduos, utilizando como base os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA).

5 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral da presente pesquisa consiste em avaliar os aspectos e impactos causados no ambiente pela U.B.S. Almiro Mendes da Costa com auxílio da Contabilidade Ambiental e a aplicação parcial do SICOGEA.

5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar as formas de tratamento de lixo desenvolvidas na U.B.S.;

• Verificar como a Contabilidade Ambiental pode auxiliar no gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais desta U.B.S.;

• Orientar sobre as medidas que podem ser adotadas para amenizar os impactos causados no ambiente;

• Elaborar um plano resumido de gestão ambiental, o 5W2H.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

A conscientização ambiental é uma realidade abrangendo todos os seres independentemente de qualquer diferenciação. Assim no mercado globalizado as empresas tem buscado planejamento com relação a sua postura diante das exigências crescentes. Segundo Tachizawa (2004, p. 26):

A nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. Nos anos 80, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos, pelas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com