TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS FUNCIONAIS

Tese: DOENÇAS FUNCIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  Tese  •  8.020 Palavras (33 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 33

DOENÇAS FUNGICAS

Entre patógenos fúngicos primários conhecidos se encontram quatro fungos ascomicetos, os patógenos dimórficos endêmicos Blastomyces dermatitidis, Coccidioides immitis (e C. posadasii), Hstoplasma capsulatum eParacoccidioides brasiliensis. Cada um destes microrganismos possui fatores de virulência que lhes permitem romper ativamente as defesas do hospedeiro e que habitualmente restringem o crescimento invasivo de outros microrganismos. Quando uns grandes números de conídios desses quatro fungos é inalado por humanos, mesmo se esses indivíduos forem saudáveis e imunocompetentes, habitualmente ocorre infecção e colonização, invasão tecidual e disseminação sistêmica do patógeno. Como ocorre com a maioria dos patógenos microbianos primários, estes fungos podem também agir como patógenos oportunistas, uma vez que as formas mais severas de cada uma destas micoses são vistas mais freqüentemente em indivíduos com comprometimento das defesas imune inata e adquirida.

Geralmente, individuo saudáveis e imunocompetentes apresentam alta resistência inata à infecção fúngica, apesar de serem constantemente expostas às formas infecciosas de diversos fungos presente como parte da microbiota endógena (endógenos) ou no ambiente (exógenos). Os patógenos fúngicos oportunistas, como Candida, Cryptococcus spp. eAspergillus spp., somente causam infecção quando ocorrem quebras nas barreias protetoras da pele e membranas mucosas ou quando a falhas no sistema imune do hospedeiro. Entretanto, mesmo nas infecções oportunistas, há fatores associados ao organismo, e não ao hospedeiro, que contribuem para a capacidade do fungo causar doença.

Além dessa função, algumas espécies são capazes de provocar infecções, tanto em plantas quanto em animais e em humanos. Em humanos, as infecções fúngicas não costumam evoluir para quadros mais sérios de complicação. Entretanto, quando se trata de alguém com a imunidade comprometida, como portadores doirus HIV, diabéticos, transplantados, etc., podem ser devastadores e, inclusive, provocar a morte em curto espaço de tempo.

Muitos fungos vivem, de forma harmoniosa, em nosso corpo. Entretanto, situações que propiciam sua superpopulação podem provocar problemas. A candidíase e a pitiríase versicolor (pano branco) são alguns exemplos. Ambas são micoses, que é o resultado da proliferação demasiada destes organismos na pele. Em alguns casos, os mesmos agentes de infecções cutâneas, ou outras espécies, podem colonizar regiões diferenciadas, como o aparelhorepiratorio, sistema nervoso, genital e gastrointestinal. Para agravar o quadro, algumas liberam toxinas: as chamadas micotoxinas piorando ainda o quadro.

Por exemplo; e as chances de reincidir também são maiores. Assim, evitar situações que propiciam a proliferação de tais organismos, como calor e umidade excessivos, e alta ingestão de açúcares, no caso de fungos que se encontram internamente no organismo; são algumas medidas para evitar tais ocorrências.

APLICAÇÕES DOS FUNGOS

Indústria

• Bebidas e alimentos;

• Biodegradação;

• Biotecnologia (fermentação e produção de enzimas);

• Corantes e tinturas (fungos liquenizados).

Ecológicas:

• Decomposição de matéria orgânica (decompositores de lignina, celulose, reciclagem de nutrientes em florestas);

• Associações ecológicas: Simbiose Mutualista (Liquens (algas) e micorrizas (raízes)) e Parasitismo (micose).

Médica:

• Micoses: Frieira, pano branco, impigem, sapinho, candidiase, blastomicose, histoplamose, tinhas;

• Fornecedores de químicos na produção de antibióticos (penicilina).

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS:

No sistema de classificação em cinco reinos, os fungos ocupam um reino exclusivo – o reino Fungi. Os fungos são encontrados em quase todos os lugares da terra; alguns, (os saprófitos) vivem na matéria orgânica, na água e no solo, e outros (fungos parasitas) vivem na superfície ou no interior de animais e vegetais. Alguns são prejudiciais, enquanto que outros são benéficos. Os fungos também vivem em muitos materiais utilizáveis causando deterioração e estragando alimentos. Os fungos benéficos são importantes na indústria como a fabricação de queijos, iogurtes, cervejas, vinhos e outros alimentos, e também tem seu papel importante na indústria farmacêutica na fabricação de certas drogas como a ciclosporina, que é uma droga imunossupressora e vários antibióticos.

Uma variedade de fungos (incluindo leveduras, bolores e alguns carnudos) tem importância médica, veterinária e na agricultura, devido às doenças que causam no ser humano, em animais e vegetal. Muitas doenças em plantas cultiváveis, grãos, milho e batata são causados por bolores. Algumas dessas doenças que acometem os vegetais são denominadas ferrugens. Esses fungos não destroem apenas plantações, mas alguns produzem toxinas que causam doença no ser humano e animais.

As toxinas produzidas pelos bolores e por certos tipos de fungos carnudos são denominadas micotoxinas, e as doenças que causam são conhecidas coletivamente como micotoxicoses, que são produzidas por mais de 350 espécies de fungos. As micotoxinas são metabólicos complexos, prejudiciais ao ser humano e animais. Alguns fungos produzem apenas uma única micotoxina, porém outros produzem mais de uma. Os bolores e as leveduras também causam outras doenças infecciosas no ser humano e em outros animais, genericamente denominadas micoses. Considerando o grande número de espécies de fungos, há poucos que são patogênicos para o ser humano.

PATOGÊNESE

A resposta do organismo à infecção por grande numero de fungos é a formação de granulomas. Os granulomas são produzidos nas principais doenças fúngicas sistêmicas como, Histoplasmose e Blastomicose, assim como várias outras. A resposta imune mediada por células esta envolvida na formação do granuloma. Supuração aguda, caracterizada pela presença de neutrófilos no exsudato, também ocorre em certas doenças fúngicas, tais como Aspergilose e Esporotricose. Fungos não contem exotoxinas do tipo bacteriano.

A pele intacta é uma defesa efetiva do hospedeiro contra certos fungos (por ex: Cândida, dermatófitos), mas se a pele for danificada, organismos podem se estabelecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com