TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DST - HPV

Ensaios: DST - HPV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

HPV (Human Papiloma Virus)

O HPV é um condiloma acuminado que infecta os queratinócitos da pele e mucosas, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. O HPV pode ser sintomático clínico e subclínico:

- Sintomático clínico: Aparecimento de verrugas genitais na vagina, pênis ou ânus, as lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

- Sintomático subclínico: lesões no colo do útero, na região perianal, pubiana e ânus.

Transmissão

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado.

Diagnóstico

O diagnóstico das verrugas ano-genitais pode ser feito em homens e em mulheres por meio do exame clínico. As lesões subclínicas podem ser diagnosticadas por meio de exames laboratoriais (citopatológico, histopatológico e de biologia molecular) ou do uso de instrumentos com poder de magnificação (lentes de aumento), após a aplicação de reagentes químicos para contraste (colposcopia, peniscopia, anuscopia).

Tratamento e Cuidados

O vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnóstico o tratamento pode ser clínico (com medicamentos como uso de pomadas) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado. Porém não há tratamento específico para eliminar o vírus, só o médico, após a avaliação de cada caso, pode recomendar a conduta mais adequada.

Seguem abaixo cuidados a serem considerados:

* Verrugas genitais

O tratamento para as verrugas genitais é bastante trabalhoso, já que elas podem voltar a aparecer várias vezes em até 50% dos casos, exigindo muitas aplicações, ao longo de semanas ou meses. É importante ter disciplina e paciência. Pode ser feito por laser, crioterapia (congelamento) ou cirurgia com uso de anestésicos locais.

* Câncer de colo de útero

O tratamento depende do estágio do câncer. Em alguns casos em que o câncer está restrito ao revestimento do colo do útero, o médico pode conseguir removê-lo completamente, por meio de bisturi ou excisão eletrocirúrgica.

Como o câncer pode reincidir, os médicos aconselham as mulheres a retornarem ao controle e à realização do exame de Papanicolau e da colposcopia a cada seis meses. Após dois resultados negativos, o seguimento passa a ser a cada três anos.

Quando o câncer se encontra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com