TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependencia E HIV

Artigos Científicos: Dependencia E HIV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  4.726 Palavras (19 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

FACULDADE DE ENGENHARIA

Curso de Administração Pública

Cadeira: Habilidades de HIV

Tema:

Relações entre dependência e HIV

Chimoio, Junho de 2014

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

FACULDADE DE ENGENHARIA

Curso de Administração Pública

Cadeira: Habilidade de HIV

Estudante: Candida Lenita P. Nhamirre

Docente: dr Piotr Antoni Gebala

Chimoio, Junho de 2014

Índice

Capitulo I: Introdução 1

1.1. Objectivo Geral 1

1.2.Objectivos Específicos 1

1.3.Metodologias de Investigação 2

Capitulo II: Fundamentação Teórica 3

2.1.Origem da dependência 5

2.2.Dependência e HIV 6

2.3. Dependência 7

2.2.1. Características da dependência 9

2.2.2.Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência 10

2.2.3.Mecanismos Envolvidos 11

2.2.4.Principais características da Alteração da Personalidade na Dependência Química 12

2.5. O HIV 13

2.5.1. Consequências do HIV/SIDA nas Crianças 15

2.5.2.Principais Factores Impulsionadores do HIV/SIDA 15

2.2.6.Tratamento 16

2.2.7.Mitigação das Consequências 16

3.Conclusão 17

4.Referências Bibliográficas 18

Capitulo I: Introdução

O presente trabalho vai abordar sobre a dependência e HIV, onde a dependência pode ser considerada como atingindo não somente o dependente, mas também a sua família. Os familiares de dependentes, muitas vezes adoecem emocionalmente, sendo essencial que a família se trate, receba orientações a respeito de como lidar com os sentimentos do dependente. O dependente por sua vez sofre a dependência física, caracterizada pela presença de sintomas físicos desagradáveis, que surgem quando interrompe o uso, diminui de forma abrupta ou em abstinência. A dependência psicológica tem como características o intenso estado de mal-estar psíquico, sintomas de ansiedade, depressão, dificuldades de concentração entre outros, a partir do momento em que o individuo para de ingerir a droga na frequência e quantidade habitual. Socialmente sofre pela aceitação da sociedade que o exclui e não vê com bons olhos e também não procura ajudar. A epidemia tem um carácter heterogéneo em termos geográficos, sócio-demográficos e socioeconómicos: mulheres, residentes urbanos, pessoas residindo nas regiões sul e centro são mais afectadas pelo HIV e SIDA. A principal via de transmissão continua a ser heterossexual em cerca de 90% dos casos em adultos, distinguindo os principais factores impulsionadores da epidemia do SIDA, que ameaça minar as conquistas da economia em Moçambique.

Com este trabalho pretende-se subsidiar aos gestores de educação de ferramentas suficientes para poder exercer com plenitude, de como lidar com a doença do HIV/SIDA, faz parte deste projecto realçar que em todos estratos sociais quanto ao processo de mudança organizacional e comportamental, que deve haver o envolvimento, comprometimento de todas as pessoas, pois é o envolvimento que ajuda a fazer com que as pessoas “comprem a ideia”, reduzindo o elitismo e a exclusão.

1.1. Objectivo Geral

• Analisar a dependência e o HIV

1.2.Objectivos Específicos

 Descrever as características da dependência

 Descrever o HIV

 Descrever a relação entre uma situação de dependência e IHV.

1.3.Metodologias de Investigação

Para a efectivação do presente trabalho foram utilizados livros, artigos publicados em revistas, na internet, limitando assim o ambiente de pesquisa a natureza bibliográfica sendo prioritariamente básica e explorativa.

Capitulo II: Fundamentação Teórica

Dependência: estado em que a pessoa é incapaz de existir satisfatoriamente sem a ajuda de outrem; necessidade de apoio para a realização das AVD’s.(Laranjeira e Nicastri, 1996).

A dependência, ou no linguajar científico, síndrome da dependência, é um conceito que está em processo de evolução, ou seja, tem mudado ao longo do tempo em função das novas descobertas científicas e das transformações culturais e éticas por que passa nossa sociedade.

Autonomia: capacidade do indivíduo em manter poder de decisão.

A dependência traduz-se na necessidade de ajuda ou assistência importante para as actividades de vida diária» ou, mais concretamente, como… «um estado em que se encontram as pessoas que por razões ligadas à perda de autonomia física, psíquica ou intelectual, têm necessidade de assistência e/ou ajudas importantes a fim de realizar os actos correntes da vida diária e, de modo particular, os referentes ao cuidado pessoal.» (1998).

Segundo Laranjeira e Nicastri, (1996) a definição de dependência encerra a existência de 3 factores:

Existência de limitação [física, psíquica ou intelectual] que compromete determinadas capacidades; Incapacidade para realizar por si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com