TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO 6° SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO DEPENDENCIA

Ensaios: TRABALHO 6° SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO DEPENDENCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................3

Desenvolvimento......................................................................................................4

Conclusão.................................................................................................................9

Referências.............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra a evolução, criatividade e aplicação de teorias administrativas onde a junção desses fatores favorece a continuidade e aperfeiçoamento de carroçarias, na qual se leva o respeito a vários países em relação à qualidade e pontualidade desse produto. Atendendo ao exigente mercado de transporte de passageiros, a Marcopolo S.A. é um exemplo de evolução e respeito com o mercado.

Esta pesquisa mostra que sua grande facilidade de produção ao gosto do cliente e desafios enfrentados durante os seus 60 anos de trabalho e busca do aperfeiçoamento levou a empresa, a maior produtora nacional de carroçarias de ônibus e com uma dos maiores contribuintes no superávit da balança comercial brasileira.

1. Inputs transformados, inputs de transformação, outputs, ambiente, Planejamento e Controle da Produção e Projeto em Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplo do estudo de caso.

Sim tendo visto que os inputs transformados estão presentes nos produtos de entrada como matéria prima, clientes consumidores e informações, já os transformados é toda parte de instalação da Marcopolo, maquinas, instalações, os outputs são representados pelo gerente de produção que age com planejamentos controle de produção e demanda.

2. A capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus/dia. Para essa capacidade de produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?

A empresa passou a exportar carrocerias semidesmontadas e utilizou o método PKD (PARTIALLY KNOCKED DAWN) uma inovação que surpreendeu os fabricantes de chassis e ônibus de todo o mundo.

3. Os cincos objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

SIM. O primeiro objetivo de desempenho da produção é a QUALIDADE, pois a Marcopolo é uma fábrica de carrocerias no qual a qualidade significa carros fabricados conforme as especificações e confiáveis. Visualmente, a carroceria deve ser atraente e sem manchas e riscos. ”A empresa sempre utilizou as melhores matérias-primas e pesquisou aplicações distintas desses materiais. Qualidade e durabilidade dos produtos também são fatores de diferenciação, utilizando peças de reposição originais, resultando num desgaste menor dos ônibus.”

RAPIDEZ significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou serviços. Por exemplo, na fabricação de carrocerias da Marcopolo, rapidez, significa que o tempo entre o pedido de uma carroceria especifica solicitado por um revendedor e sua entrega ao consumidor é o mais curto possível.

CONFIABILIDADE significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços prometidos. Os consumidores só podem julgar a confiabilidade de uma operação após o produto o serviço ter sido entregue. Ao selecionar o serviço pela primeira vez, o consumidor não terá qualquer referência do passado quanto à confiabilidade. Entretanto, no decorrer do tempo, confiabilidade pode ser mais importante do que qualquer outro critério.

FLEXIBILIDADE significa a habilidade de fornecer ampla variedade ou composto de produtos e serviços. A maioria das operações produz mais de um produto ou serviço. Além disso, a maioria delas não produz seus produtos ou serviços em volumes altos o suficiente para dedicar todas as partes de suas atividades exclusivamente a um único produto ou serviço. Isso significa que a maioria das partes de qualquer operação terá que processar mais de um tipo de produto ou serviço e, então, precisará, às vezes, deixar uma atividade para dedicar-se a outra. “Não há hoje no mundo outro fabricante com linhas de ônibus tão diversificadas – de mini e micro-ônibus até os de dois andares ou biarticulados – ônibus rodoviários, normais e adaptados.”

CUSTOS é o último objetivo a ser coberto, embora não porque seja o menos importante. Para as empresas que concorrer diretamente em preço, o custo será seu principal objetivo de produção, quanto menor o custo de produzir seus bens e serviços, menor pode ser o preço aos seus consumidores. Mesmo as empresas que concorrem em outros aspectos senão os preços estarão interessados em manter seus custos baixos.

4. Todas as operações podem ser melhoradas afinal de contas, melhoramentos da produção é uma atividade direta do administrador da produção. Como a Marcopolo pode sempre ter o melhoramento da produção?

O desenvolvimento de capacidade para a produção seriada a partir de peças e de componentes padronizados, equipamentos, ferramentais específicos, novo layout industrial, modificação da produção, controle e também inovações de produções de produtos irá melhorar muito na produção.

5. Porque a Marcopolo precisa customizar seu produto ao seu cliente no exterior? Porque não produzir um produto único no mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com