TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermatologia

Projeto de pesquisa: Dermatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Há mais de um século, a pele era retratada como um revestimento protetoras para vísceras internas mais delicadas e funcionalmente sofisticadas. Era considera uma barreira passiva á perda de liquido e a lesão mecânica.

Com o avanço das pesquisas, demonstraram então que esse tecido de revestimento externo é um órgão complexo no qual ocorrem interações celulares e molécula reguladas com precisão, a qual rege numerosas respostas ao meio ambiente.

Neste trabalho será analisado um estudo de caso, de um adolescente .... ... .. ...

Será observado também detalhes a respeito da Acne, bem como suas causas e seus tratamentos

Atualmente, sabe–se que esse tecido é composto por vários tipos celulares e estruturas independentes que atuam com objetivos de proteção.

Essa barreira é composta por camadas, derme, epiderme e tecido conjuntivo, as quais são passiveis de doenças causadas por agentes químicos, físicos e biológicos.

Atualmente, sabe–se que esse tecido é composto por vários tipos celulares e estruturas independentes que atuam com objetivos de proteção.

Essa barreira é composta por camadas, derme, epiderme e tecido conjuntivo, as quais são passiveis de doenças causadas por agentes químicos, físicos e biológicos.

Em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos,unhas, glândulas sudorípas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.

DESENVOLVIMENTO

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, facilmente acessível e um dos melhores indicadores de saúde em geral ,tendo uma importância crucial durante o exame físico. É incluída no diagnostico diferencialde várias doenças. Tem função de proteção, contenção, termorregulação e sensibilidade, além de sintetizar e armazenar vitamina d.

Embora esse tecido de revestimento possa ser simples e revestimento possa ser simples e resistente, alguns fatores afetam a homeostasia existente entre as células da pele e podem resultar em condições diversas dentre elas, algumas são rugas, quedas de cabelo, bolhas e câncer.

Dentre as doenças bolhosas, a mais comum entre os jovens é acne vulgar, que ocorre da metade ao final da adolescência, ambos os sexos, com tendência no masculino aparecea forma mais grave. É observada em todas as raças com uma forma mais discreta em pessoas de origemasiática.

A etiologia da acne ainda não e bem clara, porém o processo inflamatório, se inicia nas unidades pilossebáceas, que consistem em glândulas sebáceas, ductos e folículos pilosos rudimentares, encontrados na face, tórax superior das costas. Os folículos em pacientes com acnes ficam esticados devido a queratização anômala, sob a influência de androgênios, tornando suscetível a formação de um rolhão. Soba estimulação androgênica, glândulas sebáceas excretam grande quantidade de sebo no folículo, quese torna colonizado por bactérias da flora a pele normal, que é um gram-positivo.

Os adolescentes são mais acometidos em decorrências dasvariações hormonais fisiológicas e das alterações na maturações de folículos pilosos.

Vários são os fatores que influenciam a gravidade do quadrado e o surgimento, porém a elevação de carga hormonal com as modificações das características da pele são os principais responsáveis.

As manifestações clinicas podem ser induzidas ou exacerbas com uso de drogas (corticosteroide, hormônio adenocortirotrópico,testosterona, gonadotropinas,anticoncepcionais, orais,trimetadiona,iodetos e brometos),contatos ocupacionais (óleos,hicrocarbonetos clorados e alcatrões ),condições oclusivas, como roupas pesadas, má alimentação (dieta rica em lipídeos) e climas tropicais e em alguns casos podendo ser um fator hereditário.

A acne pode ser dividida em tipo não- inflamatório e inflamatório, conforme as lesões predominantes, podendo ser graduada de I a V. Essa doença deve-se á interação dos seguintes fatores:

Aumento da produção de sebo, provocada pela estimulação androgênica das glândulas sebáceas, que se inicia na puberdade;

Obstrução do ducto pilos sebáceo resultado de uma hiperqueratose de retenção. Um processo anormal de queratinizaçãode retenção, que é caracterizado por um aumento da aditividade e do turno ver das células foliculares epiteliais, causado por alterações hormonais e pelo sebo modificado pela bactéria residente propionibacterium acnes (P.acnes);

Inflamação, mediada quer pela açãoirritante do sebo, que extravasa para derme quando há ruptura da parede folicular, quer pela presença de fatores quimiotáticos e de mediadores

pró – inflamatórios induzidos pelo P.acnes;

O evento patológico da acne consiste na obstrução da unidade pilos sebácea a qual dá origem ao micromendão, o qual aumenta de tamanho e o orifício folicular se dilata, surgindo um ponto negro, que possivelmente não inflama. Quando não há dilatação, surge o come dão fechado (ponto branco), o percurso da lesão inflamatória. As paredes do folículo distendidas e inflamadas (pápulas) podem romper e espalhar o seu conteúdo para a derme provocando uma reação inflamatória de corpo estranho (pústulas e nódulas).

A área que melhor cuida da pele é a dermatologia e estética, e conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia –SBD-define por ser uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnostico, prevenção e tratamento de doença e afecções relacionadas á pele, pelos,mucosas,cabelo e unhas .E o dermatologista é o médico responsável pelo diagnostico ,tratamento e prevenção de doença dermatológicas.

Algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com