TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermatologia Veterinária

Projeto de pesquisa: Dermatologia Veterinária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado constitui-se em um trabalho, no qual atividades práticas são efetuadas com a união entre a teoria adquirida no decorrer do curso e a prática. Portanto, é uma complementação e enriquecimento da formação acadêmica, no qual o estudante pode viver uma realidade profissional, além de possibilitar o contato com outros profissionais da área (MANUAL..., 2005).

1.1 LOCAL DO ESTÁGIO

O estágio foi realizado no hospital veterinário Pronto dog®, localizado no município de Foz do Iguaçu – PR. O hospital, que presta atendimentos clínicos e cirúrgicos, exames radiográficos e laboratoriais, é composto por um pet shop, no qual realiza vendas de produtos veterinários e ainda pratica alguns serviços como o de Banho e Tosa. Além disto, possui plantão 24 horas e uma equipe composta por 5 veterinários.

A parte clínica e cirúrgica do hospital é composta por três consultórios, sendo que um destes só é utilizado para o atendimento a felinos. Também, possui dois internamentos, sendo um para caninos e outro para felinos, e um isolamento no qual os animais que possuem doenças infecto-contagiosas permanecem internados para receber o tratamento. Ainda, consta de um centro cirúrgico, uma sala utilizada somente para realização de raio-x e outra sala utilizada para a realização de ultrassonografia e exame de pele com uso da lâmpada de Wood.

Este estágio teve início no dia 12 de julho de 2010 e término no dia 20 de setembro de 2010, sob a supervisão do Dr. Luiz Carlos Dembogurski, cumprindo–se oito horas diárias e quarenta horas semanais, e obtendo-se, assim, um total de quatrocentas horas.

Figura 1- Fachada do Hospital Veterinário Pronto dog®

Fonte: Autora

1.2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Foram desenvolvidas várias atividades no decorrer do estágio, tais como: acompanhamento de consultas, realização de exame físico, vacinações, controle parasitário, contenção, acompanhamento dos animais internados, realização de coleta de materiais para obtenção de exames laboratoriais e acompanhamento de cirurgias e anestesia durante o pré, trans e pós-operatório.

2 ESTATÍSTICAS

No decorrer do estágio, foi acompanhado um total de 373 animais, entre cães e gatos, divididos em atendimentos clínicos e cirúrgicos, sendo, especificamente, 271 atendimentos clínicos e 102 cirúrgicos. Cada atendimento foi classificado conforme o quadro que o animal apresentou e a especialidade médico-cirúrgica a que foi encaminhado.

Tabela 1 - Quantidade de Atendimentos Clínicos e Cirúrgicos

Atendimentos Quantidade de casos Porcentagem (%)

Clínicos 271 73%

Cirúrgicos 102 27%

Total 373 100%

Fonte: Autora

Gráfico 1 - Porcentagem de Atendimentos Clínicos e Cirúrgico

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com