TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Ensaios: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 7

Desenvolvimento Sustentável

O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu a partir de estudos da ONU sobre as mudanças climáticas crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. Na visão da ONU o homem realizou a partir desta época modificações rápidas e extensivas nos ecossistemas numa intensidade maior e impossível de ser comparada com outros períodos da historia da humanidade. Na maioria das vezes, isso ocorreu devido à necessidade de atender a demandas crescentes de alimentos, água doce, fibras e energia para uma população mundial que vem crescendo em ritmo acelerado.

Na Comissão Mundial para o Meio Ambiente a Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 Jan/Jun 2008 desenvolveu um relatório que ficou conhecido como Nosso Futuro Comum. Esse relatório contém informações colhidas pela comissão ao longo de três anos de pesquisa e análise onde se destacam as questões sociais. Que se refere ao uso da terra, suprimento de água serviços sociais etc.

Neste relatório está exposta uma das definições mais difundidas do conceito: o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

Um dos principais conceitos debatidos pelo relatório foi o de “equidade”, ou seja, o uso da imparcialidade de conhecer o direito de cada um, como condição para que haja a participação efetiva da sociedade na tomada de decisões, através de processos democráticos, para o desenvolvimento urbano. O relatório ainda ressaltou em relação às questões humanas a necessidade de descentralização. Em relação aos recursos naturais, avaliou a capacidade da biosfera de absorver os efeitos causados pela atividade humana, e afirmou que a pobreza já pode ser considerada como um problema ambiental. O conceito de desenvolvimento sustentável foi firmado na Agenda 21, documento desenvolvido na Conferência Rio 92.

Apesar de ser um conceito questionável por não definir quais são as necessidades do presente nem quais serão as do futuro, o relatório de Brundtland chamou a atenção do mundo sobre a necessidade de se encontrar formas de Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008.

Foram definidos três princípios básicos a serem cumpridos:

Desenvolvimento econômico, proteção ambiental e equidade social.

Ainda assim o referido relatório foi amplamente criticado por apresentar como causa da situação de insustentabilidade do planeta o descontrole populacional e a miséria dos países subdesenvolvidos foram as principais causas.

O III Relatório do Clube de Roma (1976) afirma que muito antes de esgotarmos os limites físicos do nosso planeta ocorrerão graves convulsões sociais provocadas pelo grande desnível existente entre a renda dos países ricos e dos países pobres.

Em 1986 a Conferência de Ottawa estabelece cinco requisitos para se alcançar o desenvolvimento sustentável são eles:

- integração da conservação e do desenvolvimento;

- satisfação das necessidades básicas humanas;

- alcance de equidade e justiça social;

- provisão da autodeterminação social e da diversidade cultural;

- manutenção da integração ecológica.

Para a Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento os objetivos que derivam do conceito de desenvolvimento sustentável estão relacionados com o processo de crescimento da cidade, que em como objetivo o uso racional de recursos naturais.

Entre esses objetivos estão:

* crescimento renovável; mudança de qualidade do crescimento; satisfação das necessidades essenciais por emprego, água, energia, alimento e saneamento básico; garantia de um nível sustentável da população; conservação e proteção da base de recursos; reorientação da tecnologia e do gerenciamento de risco;

Deste modo, é de grande importância à busca de alternativas sustentáveis e que esquadrinhem qualidade de vida para a dinâmica urbana, consolidando uma referência para o processo de planejamento urbano, para José Eli da Veiga o desenvolvimento sustentável é considerado um enigma que pode ser dissecado, mesmo que ainda não resolvido.

Outra definição para “desenvolvimento sustentável” ou “sustentabilidade” foi descrita por Satterthwaite como: a resposta às necessidades humanas nas cidades com o lixo para outras pessoas ou ecossistemas, O desenvolvimento sustentável deve ser uma consequência do desenvolvimento social, econômico e da preservação ambiental.

Outro importante documento que foi escrito na “Rio 92”, com uma grande participação de organizações não governamentais foi a CARTA DA TERRA, Ela trás importantes ressalvas sobre o meio ambiente. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas devemos enxergar que no mundo em que vivemos ninguém e melhor que ninguém todos somos uma família e com um destino em comum. Devemos nos unir para gerarmos uma sociedade sustentável

Outras conferências mundiais foram realizadas a partir da Rio-92, como a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Johanesburgo, realizada Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008 dez anos mais tarde, na África do Sul. Aspásia Camargo faz um retrospecto sobre os dez anos que se passaram entre a Conferência do Rio e a da África do Sul e destaca que muitas foram as frustrações quanto as perspectivas positivas da Rio-92, mas o que avançou foi o reconhecimento do desenvolvimento sustentável como uma possível e aceitável solução para os problemas ambientais e sociais enfrentados pelo mundo . As diversas discussões sobre o termo desenvolvimento sustentáveis, abrem à questão de que é possível desenvolver sem destruir o meio ambiente.

O fato de que o desenvolvimento sustentável tenha respaldo na comunidade brasileira através do Direito Ambiental, faz parte de uma disciplina jurídica, que torna o termo capaz de definir um novo modelo de desenvolvimento para o país. O desenvolvimento sustentável caracteriza-se como um estado fixo de harmonia, mas sim como um processo de mudanças, que se compatibiliza a exploração de recursos, gerenciamento de investimento tecnológico e as mudanças institucionais com o presente e o futuro.

O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional

SUSTENTABILIDADE COMO RESPOSTA

Para alguns autores como Clovis Cavalcanti sustentabilidade “significa a possibilidade de se obterem continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores em dado ecossistema”.

Para o autor, as discussões atuais sobre o significado do termo desenvolvimento sustentável mostram que se está aceitando a idéia de colocar um limite para o progresso material e para o consumo, antes visto como ilimitado, criticando a idéia de crescimento constante sem preocupação com o futuro (CAVALCANTI, 2003).

Muitos são os autores e todos tem uma opinião formada sobre o Desenvolvimento Sustentável, Para facilitar a compreensão do conceito de sustentabilidade, Sachs (1993) a divide em cinco classificações: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade ecológica, a sustentabilidade social e a sustentabilidade política. Essa divisão é contraposta pela visão de Shumacher (CMMAD, 1991), que classifica somente em sustentabilidade ambiental, econômica e pessoal. Abaixo segue o conceito de cada Sustentabilidade:

-Sustentabilidade ecológica refere-se à base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques dos recursos naturais.

-Sustentabilidade ambiental refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas.

-Sustentabilidade social refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social.

-Sustentabilidade política refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.

-Sustentabilidade econômica refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado.

SUSTENTABILIDADE URBANA

No Brasil, principalmente nas grandes metrópoles, os problemas causados pelo aumento da população urbana sem a presença do poder público acompanhando essa Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008 .

Podemos observar que o aumento da população vem crescendo cada vez mais e mais com isso cresce também o numero da violência, a poluição, o transito que se torna caótico as enchentes, as desigualdades sócias dentre inúmeros fatores.

Na grande maioria dos países, inclusive no Brasil, o desenvolvimento está diretamente ligado à vida das cidades por isso um dos mais importantes conceitos é o de sustentabilidade no ambiente urbano. A sustentabilidade urbana é definida por Henri Acselrad como a capacidade das políticas urbanas se adaptarem à oferta de serviços, à qualidade e à quantidade das demandas sociais por isso é imprescindível para a sustentabilidade urbana o uso racional dos recursos naturais.

A grande maioria dos países desenvolvidos, tanto quanto os que estão em desenvolvimento estão explorando a capacidade de seus recursos naturais ao limite dependendo do nível de industrialização de cada país os problemas se diferenciam.

Richard Roger descreve que nos países desenvolvidos a migração de pessoas de centros urbanos para os subúrbios cresceu por ser um ambiente natural mais próspero, e isso levou ao aumento do uso de automóveis, aumentando assim congestionamentos e à poluição do ar. Já nos países em desenvolvimento os problemas ambientais e sociais são agravados pelo aumento das cidades sem o acompanhamento de infra-estruturas para suportar tal crescimento.

Em todo o mundo pode se dizer que a pobreza ainda é um dos principais problemas enfrentados pelas sociedades geralmente a camada mais pobre da população é a que mais sofre a mais negligenciada. Diante disso, nota-se a necessidade de um desenvolvimento urbano sustentável . O desenvolvimento atual é baseado apenas em lucros e beneficia apenas uma parte da sociedade, na verdade tem que ser beneficiada toda a sociedade, todos temos direitos .Devemos ver e observar o desenvolvimento sustentável como lago muito importante para nós é necessário que todos se conscientizem e busquem modelos de desenvolvimentos onde possa ser agregados aos valores ecológicos, autonomia, solidariedade e responsabilidade.

A sustentabilidade consiste em encontrar meios de produção, distribuição e consumo dos recursos existentes de forma mais coesiva, economicamente eficaz e ecologicamente viável.

...

Baixar como  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »