TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ADMINISTRAÇÃO

Casos: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 4

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A ADMINISTRAÇÃO

Na minha visão o desenvolvimento sustentável, abrange além do desenvolvimento econômico, o desenvolvimento humano e social. A primeira impressão que temos ao tratarmos de desenvolvimento é a associação ao crescimento econômico, sem considerarmos as várias formas de organização dos sistemas sociais, políticos e econômicos. Apenas os recursos financeiros não são capazes de suprir todas as necessidades de uma pessoa.

No entanto, o desenvolvimento econômico bem distribuído, na media em que os recursos financeiros de determinado país são distribuídos igualmente à população na forma de benefícios, como saúde, educação, bem-estar, lazer, qualidade de vida, liberdade financeira, entre outros, auxilia o processo de desenvolvimento humano e social, desencadeando assim o desenvolvimento sustentável. Estes benefícios contribuem fortemente e são essenciais a este desenvolvimento, na medida em que todos têm suas necessidades básicas e desejos no presente e para o futuro.

Desenvolvimento sustentável, neste sentido, é então, aquele que procura satisfazer as necessidades da geração atual, com a consciência de não comprometer a capacidade das gerações futuras de também satisfazerem suas necessidades. Possibilitando agora e no futuro, que todos atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural.

O governo em geral, deve atuar de forma a garantir que estes direitos básicos cheguem à população, fazendo com que todos tenham o mínimo de dignidade, tendo acesso a saneamento básico, habitação, nutrição e alfabetização, gerando o bem comum a sociedade e fazendo isso de maneira sustentável.

O administrador e as empresas devem realizar ações para diminuir as desigualdades sociais existentes, investindo em práticas que desenvolvam a sociedade como um todo, começando pelos funcionários da empresa e se estendendo à comunidade, fornecedores, clientes, governo e meio ambiente. Além disso, devem optar por produzir bens com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilizando racionalmente os bens de produção, evitando-se o desperdício dos bens materiais, para que as gerações futuras também possam usufruir destes bens.

Um exemplo de empresa que contribui para o desenvolvimento sustentável é a Unilever que lançou em novembro de 2010 um plano de sustentabilidade, onde ela se compromete a uma jornada 10 anos rumo à sustentabilidade. O plano abrange toda a cadeia de valores da organização, assumindo responsabilidades não somente com sua operação direta, mas sim, para com seus fornecedores, distribuidores e principalmente consumidores.

O primeiro item mencionado no plano é o de melhorar a saúde e o bem estar. Até 2020 ela pretende ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorarem seus hábitos de higiene e levar água potável para 500 milhões de pessoas. Isso ajudará a reduzir a incidência de doenças fatais como a diarréia. Estimativas mostram que nos primeiros anos de execução do plano foram atingidas 100 milhões de pessoas com os programas de lavagem correta das mãos, aprimoramento da higiene bucal e de influencia ao melhoramento da autoestima e mais 35 milhões com água potável, segundo a página virtual da empresa.

Outro item mencionado no plano é relacionado à nutrição. Até 2020 a Unilever pretende duplicar a proporção do seu portfólio que atende aos mais altos padrões nutricionais, com base em orientações dietéticas globalmente reconhecidas. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a alcançarem uma dieta mais saudável. Neste plano encontramos práticas voltadas à melhoria da saúde do coração, redução dos níveis de sal, redução da gordura saturada presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com