TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Artigos Científicos: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

choque de um meteorito com a superfície terrestre ou uma grande erupção de um vulcão ocasionaram inúmeras alterações no ambiente circundante. A construção de uma represa em um rio alaga uma imensa área e modifica o ambiente local (suscitando a perda de solos, matas e, ás vezes, até de povoados ou cidades, obrigando comunidades ribeirinhas a se mudar, aumentando os índices de umidade atmosférica, etc.). Esses casos são exemplos de impacto ambiental, tanto natural quanto humana, que provoca alterações bruscas no meio ambiente.

1.1- O impacto ambiental pode ter aspectos positivos e negativos; por isso, tornou-se obrigatória em todos os países desenvolvidos e em muitos subdesenvolvidos, inclusive o Brasil, a realização prévia de um estudo dos impactos ambientais que uma obra importante um enorme edifício, um shopping center, uma usina hidrelétrica, uma fábrica, etc. vai provocar ao seu redor, isto é, no meio ambiente onde será construída e nas populações que aí vivem. Se os impactos ou modificações ambientais negativos forem maiores que os positivos, essa obra poderá ser embargada ou proibida.

1.2- A palavra poluição (ou contaminação), porém, significa um tipo específico, sempre negativo, de impacto ambiental. Ela se refere a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência das mudanças ambientais.

1.3- São chamadas de poluentes os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam rios ou praias ou um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem. Seria possível relacionar milhares de poluentes e os tipos de poluição que eles ocasionam, mas vamos citar apenas mais dois exemplos.

1.4- Um deles são os agrotóxicos (DDT, inseticidas, pesticidas), muito utilizados para combater certos microorganismos e pragas, especialmente na agricultura. Ocorre que o acúmulo desses produtos acaba por contaminar os alimentos (ou mesmo a água subterrânea) com substâncias nocivas à saúde humana, às vezes até cancerígenas.

1.5- Outro exemplo é o das chuvas ácidas, isto é, precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e de ácido nítrico. Esses ácidos corroem a lataria dos automóveis, os metais de pontes e outras construções. Afetam as plantas e ocasionam doenças respiratórias e dermatológicas nas pessoas. São formados pela emissão de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio por parte de certas indústrias. Esses gases, em contato com a água da atmosfera, desencadeiam reações químicas que originam aqueles ácidos. Muitas vezes, as chuvas ácidas vão ocorrer em locais distantes da região poluidora, mesmo em países vizinhos, por causa dos ventos, que carregam esses gases de uma área para outra.

1.6- O problema da poluição, portanto, diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente humano provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico quanto no social.

1.7- Foi principalmente com a sociedade moderna, nascida na Revolução Industrial, que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. É lógico que, anteriormente, já existiam casos de poluição, mas o seu grau aumentou muito com a industrialização e a urbanização, e a sua escala, pouco a pouco, deixou de ser local para se tornar planetária.

Poluição das águas

A poluição das águas rios, lagos, lençóis subterrâneos, oceanos é uma das formas de poluição mais antigas que existem. Desde os tempos mais remotos, o ser humano costumava lança seus detritos nos cursos dágua. Até a Revolução Industrial, porém, esse procedimento não causava grandes problemas, pois os rios, lagos e, principalmente, os oceanos, têm considerável poder de autolimpeza, de purificação de suas águas. Com a industrialização, a situação começou a sofrer profundas alterações. O volume de detritos despejados nas águas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificação dos rios e talvez até mesmo dos oceanos, que é limitada.

2.1- Além disso, passou-se a despejar na água uma grande quantidade de elementos que não são biodegradáveis, ou seja, que não são decompostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com