TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detergente Enzimático

Monografias: Detergente Enzimático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

Detergente Enzimático

Os Detergentes Enzimáticos representaram um grande avanço na limpeza dos artigos e instrumentos médicos. Elaborado à base de enzimas que agem especificamente sobre a matéria orgânica, como sangue, fezes, muco, fluidos orgânicos, etc., degradando-a e dissolvendo-a em pouco tempo. Basta que os instrumentos fiquem imersos na solução enzimática por alguns minutos para total degradação da matéria orgânica, mesmo nos locais de difícil acesso à remoção por agentes mecânicos, como escovas.

Equipe de enfermagem do Niagara Heatlh System fazendo a limpeza de instrumental médico

Possui também em sua composição um tensoativo não-iônico, que auxilia na remoção de gorduras.

As matérias-primas utilizadas em sua produção não danificam o material dos instrumentos e equipamentos clínicos. O Detergente Enzimático possui o pH neutro, outro fator de preservação do instrumental.

Importante:

a) Os detergentes enzimáticos não evitam a necessidade posterior do uso de uma solução desinfetante, pois não possuem a capacidade de destruir microrganismos e, sim, de eliminar a matéria orgânica que serve como substrato para que os microrganismos se multipliquem.

b) Não se recomenda adicionar produtos químicos ao detergente enzimático, pois dissolvidos em água liberam íons que alteram o pH da solução enzimática. Esta variação de pH torna as enzimas inativas, resultando numa solução ineficaz para a remoção das sujidades orgânicas.

Modo de preparar

A solução enzimática deve ser preparada na seguinte proporção: 5 mL do Detergente Enzimático para cada litro de água, à temperatura ambiente, sem a necessidade de qualquer outro aditivo ou produto químico.

Limpeza

É a etapa mais importante nos processos de esterilização e desinfecção, já que resíduos de matéria orgânica, visíveis ou não, podem esconder microrganismos causadores de infecção no instrumental clínico e cirúrgico e em equipamentos médico-hospitalares. O processo de limpeza remove o material orgânico acumulado, como sangue e saliva. Se permanecer nos instrumentos, este material prolonga o tempo necessário para a esterilização, podendo até mesmo inviabilizá-la, isolando os microrganismos do agente esterilizante. A desinfecção de qualquer instrumento estará comprometida caso a limpeza do mesmo não seja eficiente.

A limpeza do artigo contaminado após sua utilização deve ser iniciada o mais rápido possível pelos seguintes motivos:

 favorecer o processo de limpeza, pois quanto maior o tempo entre o uso e a lavagem do artigo, mais difícil é a retirada da matéria orgânica, que fica ressecada;

 diminuir o risco ocupacional dos funcionários, pois os microrganismos que estão presentes na sujidade reproduzem-se em progressão geométrica e quanto maior o tempo entre o uso e a lavagem do artigo, maior a quantidade de microrganismos existentes;

 proteger os instrumentais cirúrgicos da ferroxi-hemoglobina, óxido ferroso presente no sangue, que favorece a formação de pontos de corrosão.

Detergente comum

Produto químico com tensoativos e substâncias coadjuvantes em sua formulação cuja ação principal é tornar solúveis em água substâncias pouco solúveis ou insolúveis. Os detergentes comuns podem ser classificados em catiônicos (liberam carga positiva) e aniônicos (liberam carga negativa). Estes íons livres formam pontes de comunicação entre as moléculas de água e as sujidades, permitindo que estas sejam removidas dos instrumentos e equipamentos.

Os maiores problemas do detergente comum são:

 atuação prioritária sobre gorduras e óleos;

 as proteínas e açúcares são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com