TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento de aparelhos de detergente

Artigo: O desenvolvimento de aparelhos de detergente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar do uso de um 'certo tipo de sabão' para limpeza ter ocorrido por volta do ano 2800 AC, o detergente em pó para lavar roupa, como conhecemos hoje, é relativamente recente. Foi desenvolvido comercialmente apenas em 1946.

O nome sabão, segundo uma antiga lenda romana, teve origem em um lugar chamado Montanha Sapo. Nessa montanha, animais eram sacrificados e, quando chovia, a chuva descia pela montanha carregando a gordura e as cinzas dos animais mortos até a barreira do rio Tiber. As mulheres descobriram que esfregando essa mistura nas roupas a sujeira saía com mais facilidade.

A partir de 1920, toda a lavagem de roupa passou a ser feita com sabão esfarelado. O sabão em barra passou a ser cortado, aparado e dissolvido em água quente a cada lavada.

Em 1930, alguns fabricantes passaram a oferecer sabão em forma de flocos e, mais tarde, sabão em grãos. Esses produtos dissolviam-se melhor na água, mas ainda reagiam com minerais na água dura (mineralizada) formando depósitos de sabão. Esses depósitos de sabão deixavam a roupa suja e desbotada.

O primeiro detergente similar foi desenvolvido na Alemanha durante a 1ªGuerra Mundial devido a falta de gordura e óleos para se fazer sabão.DREFT foi o primeiro detergente sintético, desenvolvido pela P&G nos Estados Unidos para uso doméstico, trazendo uma evolução na tecnologia de produtos para limpeza.

Mas a grande descoberta no desenvolvimento de detergentes domésticos deu-se em 1946, ainda nos Estados Unidos, com a fabricação de um detergente composto por uma combinação de sulfactante e fosfato. Era a P&G lançando o TIDE - "O milagre da lavagem de roupa". A fórmula de TIDE limpava melhor que qualquer outro produto disponível no mercado. Até hoje, 50 anos depois, TIDE é o líder de mercado americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com