TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Casos: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

Tendência Pedagógica

Descrever a definição da Tendência

Pedagógica (ver quadro 1 presente no PEGE)

Descrever a concepção de Didática/modelo de Didática no contexto da Tendência Pedagógica

Tendência Tradicional

Caracteriza as concepções de educação onde prevalece a ação de agentes externos na formação do aluno, a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade e uma concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor, ora pela observação sensorial.

É uma tendência que foi conservada ao longo da história educacional.

Nessa tendência, a escola tende a igualar o processo de inculcação de valores e práticas para fortalecer os laços sociais, promover a coesão social, incrementar a divisão do trabalho social, conformar os indivíduos aos padrões da estrutura social.

As ações de ensino estão centradas na exposição do conhecimento pelo professor. Disciplina normativa, com um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

Meio principal de transmissão do conhecimento é a exposição oral.

Os alunos fazem exercícios repetitivos.

O aluno é o recebedor da matéria.

O professor tende a encaixar os alunos num modelo ideal de homem.

O material concreto é mostrado, mas o aluno não lida mentalmente com ele, não repensa, não reelabora seu próprio pensamento.

Memorização.

Tendência Tecnicista

Acabou sendo imposta às escolas brasileiras pelos organismos oficiais ao longo de boa parte das duas últimas décadas, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica do regime militar então vigente. A didática instrumental está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes. O arranjo mais simplificado dessa sequência resultou na fórmula: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação.

O professor é o administrador e executor do planejamento, o meio de previsão das ações a serem executadas e dos meios necessários para se atingir os objetivos.

A maioria dos livros didáticos utilizados nas escolas é elaborada com base na tecnologia da instrução.

Tendência Renovada

Entre as características desse movimento, destacam-se:

a valorização da criança, dotada de liberdade, iniciativa e interesses próprios, sujeito de sua aprendizagem;

tratamento científico do processo educacional, considerando as etapas sucessivas do desenvolvimento biológico e psicológico, respeitando as capacidades e aptidões individuais;

individualização do ensino conforme os ritmos próprios de aprendizagem.

Essa tendência assume um princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.

O centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso.

O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. "Trata-se de 'aprender a aprender', ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito” (LUCKESI, 1994, p. 58). É entendida como "direção da aprendizagem", considerando o aluno como sujeito da aprendizagem.

O que o professor tem de fazer é colocar o aluno em condições propícias para que (partindo de suas necessidades e particularidades) possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências.

O professor incentiva, orienta, organiza as situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades e características individuais dos alunos. Dá importância aos métodos e técnicas como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, estudo individual, pesquisas, projetos, experimentações. O professor ajuda o aluno a aprender.

O centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.

Tendência Libertadora

No início dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com