TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Digestão E Absorção Das Proteínas E Lipideos

Exames: Digestão E Absorção Das Proteínas E Lipideos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

Digestão e absorção das proteínas

A digestão de proteína começa no estômago, onde as proteínas se decompõem em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes, e continua no intestino delgado pela ação das enzimas proteolíticas provenientes do pâncreas e da mucosa intestinal. No estômago, o pepsinogênio inativo é convertido na enzima pepsina quando ele entra em contato com o ácido hidroclorídrico e outras moléculas de pepsina por estímulo da presença do alimento. Esta enzima começa a quebra ou clivagem das proteínas dos alimentos, principalmente o colágeno, a principal proteína do tecido conjuntivo.

As proenzimas pancreáticas são ativadas pela enteroquinase do suco intestinal que transforma o tripsinogênio em tripsina por meio de uma hidrólise. Esse processo é continuado por uma ativação em cascata das outras proenzimas pancreáticas através da ação da tripsina. A tripsina, quimiotripsina e carboxipolipeptidase pancreáticas decompõem a proteína intacta e continuam a decomposição iniciada no estômago até que se formem pequenos polipeptídeos e aminoácidos.

Digestão e absorção dos lipídeos

Os lipídios provenientes da dieta são principalmente os triacilgliceróis (cerca de 90%) e o restante é constituído por fosfolipídios, colesterol, ésteres de colesterol e ácidos graxos livres.

Como os triacilgliceróis são altamente hidrofóbicos, os organismos tiveram que desenvolver adaptações relacionadas à acessibilidade dos substratos às enzimas digestivas e a tendência de formar complexos que dificultam o contato com a superfície celular.

Essas adaptações incluem:

- Aumento da área de interface entre as fases aquosas e lipídicas na forma de pequenas gotículas.

- Solubilização dos lipídios pela ação de detergentes (sais biliares)

- Presença de proteínas de proteção e ativação de uma das enzimas que degradam os triacilgliceróis.

O processo de digestão dos triacilgliceróis envolve cinco fases:

o Os fosfolipídios são hidrossolúveis por lipases específicas. Na língua são produzidas lipases estáveis em ácido e a digestão é iniciada no estômago. A principal enzima envolvida é a lipase pancreática. As secreções pancreáticas são ricas em fosfolipases A2, liberadas como pro-enzimas, requerendo também a ação da tripsina para ser ativada.

o Solubilização por sais biliares e transporte ao lúmen intestinal para a superfície celular. As micelas são o principal veículo deslocar lipídios do lúmen para a superfície celular, onde ocorre a absorção. Esse transporte ocorre por difusão passiva. A velocidade com que isso ocorre depende da concentração. A secreção de ácidos biliares para a absorção.

o Captação de ácidos graxos livres e monoacilgliceróis pela célula e ressíntese de triacilgliceróis.

o Acondicionamento de triacilgliceróisrecém sintetizados ao nível de mucosa intestinal em lipoproteínas chamadas quilomícrons.

o Exocitose dos quilomícrons pelas células e liberação da linfa.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »