TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Celular

Casos: Divisão Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  7.500 Palavras (30 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 30

INTRODUÇÃO

A necessidade de compreender e entender a divisão celular levou-me a realização deste trabalho.

Procurando enriquecer este estudo busquei informações em diversas obras que me possibilitaram melhores esclarecimentos sobre o assunto.

MITOSE

Wilson Paulino

A mitose é o tipo de divisão celular que se caracteriza pela ocorrência de apenas uma duplicação de cromossomos para cada divisão do núcleo. Dessa maneira, uma célula-mãe Transfere as duas células-filhas todo seu patrimônio genético, representado pelos cromossomos. Iso implica a presença, nas células recém-formadas, do mesmo número e dos mesmos tipos de cromossomos que existia na célula original – daí a mitose ser considerada um processo eqüitativo de divisão.

O mecanismo mitótico contribui para:

 A reprodução dos organismos unicelulares;

 A formação das inúmeras células que constituem o corpo dos organismos pluricelulares, garantindo o crescimento do individuo;

 A renovação dos tecidos pela substituição das células velhas por outras novas;

 A regeneração de regiões eventualmente lesadas.

Sônia Lopes

A mitose é um processo importante no crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo, pois ocorre nas células somáticas. Nos unicelulares, é tipo de divisão que ocorre quando há reprodução assexuada por bipartição (cissiparidade ou divisão binária).

Cheida

A mitose é o processo de divisão em que cada célula da origem a duas outras com o mesmo numero cromossômico da célula original. Por este motivo, a mitose também é chamada de divisão eqüitativa, simbolizada por E.

Toda célula que se divide por mitose realiza uma duplicação cromossômica e uma divisão citoplasmática, a citocinese.

Sérgio Linhares

Como a mitose é garantida a distribuição de coleções idênticas de genes para as células formadas. O período entre o inicio de uma meiose e de outra é chamado de ciclo celular; nela a célula cresce, prepara-se para a divisão e se divide.

Amabis e Martho

A mitose, processo que leva à formação de dois novos núcleos da célula, e a citocinese, processo de divisão do citoplasma. O termo “mitose” deriva da palavra grega mito, que significa tecer, uma referencia ao aspecto filamentoso assumidos pelos cromossomos durante os processos de formação de dois novos núcleos.

Durante a mitose, os cromossomos duplicados, enovelam-se no reduzido espaço do núcleo celular, precisam ser separados e distribuídos eqüitativamente às células-filhas. Para que isso ocorra, a membrana nuclear tem de se romper e as cromátides-irmãs têm de ser puxadas para os pólos opostos da célula, onde se formarão os nucléolos-filhos.

Arno Júnior

Processo contínuo durante o qual vão ocorrer transformações que levam à divisão do núcleo. Um dos pressupostos fundamentais e principais da biologia celular é o de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes, à incisão do ovo ou zigoto que, nos seres vivos com reprodução sexuada, resulta da união de duas células reprodutivas (gametas), cada qual com metade da informação genética de seus ascendentes.

A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de ADN característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução.

INTÉRFASE

Wilson Paulino

Intérfase é o intervalo entre duas divisões celulares sucessivas. Nesse período, a célula encontra-se em fraca atividade metabólica, realizando praticamente todos os processos de síntese necessários ao seu desenvolvimento.

A Intérfase abrange três fases:

 Fase G1(intervalo) – etapa que antecede a duplicação do DNA, caracterizando-se por uma intensa produção de RNA e de proteínas diversas;

 Fase S(síntese) – etapa em que ocorre a duplicação do DNA;

 Fase G2 – etapa em que a célula volta a produzir proteínas ativamente.

Analisando as fases da intérfase, podemos concluir que a grande atividade metabólica das células nesse período envolve reações biológicas processadas tanto no citoplasma quanto no núcleo celular. No citoplasma, verifica-se síntese de proteínas nos ribossomos. No núcleo, ocorre a duplicação de DNA, alem da produção de moléculas de RNA.

A figura abaixo mostra a variação da quantidade de moléculas de DNA por núcleo durante o ciclo celular.

Sônia Lopes

Na interfase ocorre a duplicação dos cromossomos, antes de ter inicio a divisão celular. A célula permanece em interfase a maior parte de sua vida e se caracteriza por ser a fase mais longa da divisão celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com