TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão dos músculos da boca

Resenha: Divisão dos músculos da boca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Músculo levantador do ângulo da boca Apresenta uma origem no osso maxilar inserção no ângulo da boca e lábio superior

Possui a ação de elevar o ângulo da boca e gera o sorriso mostrando os dentes.

Músculo zigomático maior A sua origem é no osso zigomático inserção no ângulo da boca Apresenta como ação a retração e elevação do ângulo da boca no ato de rir.

Músculo zigomático menor A sua origem é no osso zigomático inserção no ângulo da boca Apresenta como ação a elevação do lábio superior expondo os dentes durante o sorriso.

Músculo levantador do lábio superior Sua origem é na margem infra orbital sua inserção é na asa do nariz e lábio superior. Apresenta como ação o movimento de elevação e eversão do lábio superior.

Músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz Possui sua origem na maxila inserção na asa do nariz e lábio superior. elevação e eversão do lábio superior, além de ter a capacidade de dilata as narinas.

Músculo depressor do lábio inferior Possui origem na base da mandíbula inserção no lábio inferior Apresenta como ação o movimento de deprime o lábio inferior e expressões de ironia, o pensar e a dúvida.

Músculo mentoniano Origem na mandíbula Inserção na cútis do mento. Possui como ação a elevação do mento no momento de beber um copo cheio de agua, falar e expressar dúvida.

músculos da mastigação

músculo masseter Possui origem no arco zigomático inserção no ramo da mandíbula Apresenta a ação de fechar a boca (oclusão) através da elevação da mandíbula.

músculo temporal Possui origem na linha temporal inferior inserção processo coronóide da mandíbula

Apresenta a ação de fechar a boca (elevação da mandíbula), mas também fazem a retração (movimento da mandíbula para trás) da mandíbula.

Músculo pterigoideo lateral Possui origem na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoideo. inserção no colo da mandíbula e capsula articular da ATM (articulação têmporo mandibular). Apresenta como ação o movimento de fechar a boca e protrair a mandíbula (levar a mandíbula para frente).

músculo pterigóideo medial Possui origem no processo pterigóideo (face medial da lâmina lateral) e no ângulo da mandíbula (face medial). Apresenta como ação o movimento de fechar a boca e protrair a mandíbula.

MIOLOGIA: Tronco

Nome do Músculo Origem Inserção Ação

Músculo PEITORAL MAIOR

Sua forma lembra a de um A parte clavicular tem origem sobre a metade medial da clavícula. A parte esternocostal, na superfície anterior do manúbrio, do corpo esternal, e de algumas cartilagens costais. A parte abdominal, na aponeurose do músculo oblíquo externo. Sua função é a de aproximar o braço do tronco e girá-lo medialmente. Se o ponto fixo for o úmero, auxilia na elevação do tórax.

Músculo SUBCLÁVIO Origina-se na primeira costela e em sua cartilagem costal. Insere-se na superfície inferior da clavícula. Puxa o ombro para frente e para baixo e, se o ponto fixo for a clavícula, ajuda a inspiração e a levantar a primeira costela.

Músculo PEITORAL MENOR Tem a origem na face externa da 3a à 5a costelas, próximo às suas cartilagens costais. Insere-se no processo coracóide da escápula. puxar para baixo e para a frente, o ombro; ajuda na inspiração forçada a levantar as costelas quando a escápula está fixa.

Músculo SERRÁTIL ANTERIOR Através de digitações nas 9 primeiras costelas Angulo superior e inferior da escapula e borda medial da escapula.. Abdução da escapula e fixa-a junto ao corpo, auxilia na inspiração elevando as costelas

Trígono deltoclavipeitoral

músculo, o esternal

músculo diafragma auxilia na inspiração

Os músculos abdominais

Músculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com