TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença pulmonar obstrutiva crônica

Projeto de pesquisa: Doença pulmonar obstrutiva crônica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

De acordo com a Global Inisiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD, 2006, p.10).

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença evitável e tratável, com alguns efeitos extrapulmonares importantes que podem contribuir para um agravamento em alguns pacientes. Seu componente pulmonar é caracterizado pela limitação do fluxo aéreo que não é totalmente reversível. A limitação do fluxo aéreo geralmente é progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas ou gases nocivos.

A doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC ocupa da 4ª à 7ª posição em números de mortes no Brasil. Quando se trata das causas de internamentos hospitalares no sistema público brasileiro, ficamos com a 5ª colocação, contribuindo também para o absenteísmo no trabalho e com aumento dos custos da assistência médica, o que gerou em 2003 um gasto de aproximadamente 72 milhões de reais (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA, 2004, p. s1).

No mundo, o hábito de fumar é o fator de risco que mais contribui com o surgimento da DPOC, no entanto em alguns países a poluição do ar resultante da queima de lenha e outros combustíveis, além da biomassa, também foram classificados como fatores que predispõem ao aparecimento da doença (GOLD, 2006, p. 16).

A espirometria é um exame que mede a entrada e saída de ar dos pulmões. É um instrumento essencial para se fazer diagnóstico e avaliar a gravidade dos distúrbios ventilatórios, incluindo a DPOC (PEREIRA, 2002, p. 02).

Segundo Brunneto et al (2003 apud SCHVEITZER, 2009) teste de caminhada de seis minutos (TC6) vem sendo utilizado para avaliar a capacidade física e o prognóstico clínico de pacientes com patologias cardíacas e pulmonares moderada à severa, incluindo a DPOC.

Souza (1991) refere que ao escrever a obra denominada ‘‘O Livro das Epidemias”, Hipócrates indicava uma punção com estiletes nos vasos auriculares, para tratamento de processos inflamatórios. Porém, muito antes de Hipócrates os sábios chineses do século 27 antes da era cristã, faziam menção do tratamento auricular através de agulhas, associado ao tratamento pela acupuntura sistêmica.

A acupuntura é o recurso terapêutico mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no ocidente. É o meio pelo qual, mediante inserção de agulhas, são feitos a introdução, a mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia, além da retirada das energias perversas, promovendo a harmonização, o fortalecimento dos órgãos, das vísceras e do corpo. A compreensão da concepção energética dos canais de energia, dos pontos de acupuntura e suas funções é fundamental para utilização dessa técnica na prevenção e na interrupção de um processo de adoecimento (YAMAMURA, 2001, p. LVI).

Nothlinc (2004) refere que em 2002 a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o documento Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trials, no qual expõe 25 anos de pesquisa sobre a eficácia da acupuntura e outras técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa, em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. Constam nesta lista desordens mentais e psicossomáticas, condições específicas do homem, mulher e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com