TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Pulmonar Obstrutiva

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 14

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE E SUA EFICIÊNCIA

Mônica Sousa

Professor (a) Orientador (a): João Gabriel Alves Domingos

Faculdade Pitágoras- Engenharia Química.

RESUMO

As indústrias de autopeças representam um segmento de suma importância econômica e ambiental, devido principalmente ao crescente uso de veículos no mundo. Por utilizarem grandes volumes geram também grandes quantidades de resíduos principalmente os efluentes evidenciando a necessidade de acompanhamento da eficiência de sistemas de tratamentos desta natureza para que produzam efluentes de satisfatória qualidade física, química e biológica não comprometendo as características do corpo receptor e a saúde da população. É importante salientar que durante o processo industrial nem sempre é possível evitar a geração de resíduos. Assim, a minimização dos mesmos levará a uma diminuição de gastos com tratamento e disposição desses resíduos.

 Nesse contexto, a pesquisa aborda um estudo sobre da eficiência do Tratamento de Efluentes, de uma empresa de autopeças da região metropolitana de Belo Horizonte. A partir da determinação dos parâmetros físico-químicos da água, procurou-se avaliar a eficiência e o processo do sistema de tratamento de efluentes utilizado pela empresa, determinada como objeto de estudo, através a estatística. Avaliou-se a qualidade do efluente liberado pela respectiva empresa no corpo receptor. Os efluentes industriais de produção devem estar condizentes com os padrões estabelecidos pelas legislações vigentes: Resolução do CONAMA e as Diretrizes do COPAM. As amostras dos efluentes para análise em laboratório foram coletadas em dois pontos determinantes para o posterior cálculo de eficiência. Os resultados obtidos por meio das análises físico-químicas em laboratório demonstraram que os parâmetros abordados estão de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente, demonstrando que o sistema de tratamento de efluentes utilizado pela empresa está operando com eficiência revelando que o efluente tratado é adequado ao lançamento a rede de captação. Ressalta-se que o sistema deve ser adequadamente operado e controlado por profissionais competentes, devidamente treinados e conscientes do compromisso ambiental em preservar os recursos naturais.

Palavras-chave: Efluente; Resíduos industriais, Tratamento de efluentes, ETE.

  1. INTRODUÇÃO

Cada vez mais a crescem a inter-relação do setor produtivo industrial e o meio ambiente surgindo à necessidade de incluir a gestão ambiental no planejamento global da organização. Numa boa gestão ambiental é necessário um tratamento para os efluentes constituem-se na principal fonte poluidora de grande parte dos rios, cujo qual é responsabilidade da empresa empregar uma destinação adequada, evitando a contaminação dos leitos dos rios e do lençol freático.

A preservação ambiental é de suma importância reduzir a quantidade e/ou melhorar a qualidade dos efluentes descartados nos corpos aquáticos. Esse é o desafio que diversos setores industriais enfrentam para atingir um adequado desenvolvimento, livre de agressões ao meio ambiente.

Considerando o aumento da sensibilização ambiental na sociedade e a cobrança da legislação ambiental, este estudo tem como problema de pesquisa: Qual a importância da eficiência de uma Estação de Tratamento de Efluentes na indústria de Autopeças? Qual importância da estatística para verificação desta eficiência?

Nossa hipótese básica é de a importância da eficiência de ETE é garantir a tratabilidade de efluentes, pois além de atender a legislação ambiental, evitar se contaminação do meio a ambiente. A estática é uma ferramenta importante para realização das análises de monitoramento e evolução do sistema de tratamento de efluente.    

  1. OBJETIVOS

Uma vez que a conservação do ecossistema é fundamental, faz-se necessário um tratamento adequado e eficiente dos efluentes gerados no processo produtivo. Assim, este estudo teve como foco principal avaliar diversos parâmetros de processos de uma ETE bem como o seu monitoramento por meio de análises e coletas de dados da estação, a fim de permitir um rígido controle das características físico-químicas e sua eficiência.

  • Objetivos Específicos:

 

  • Avaliar a eficiência da estação de tratamento de Efluentes
  • Verificar a importância da ferramenta de estatística para avaliação da eficiência da ETE.

  • Identificar os parâmetros e a legislação a seguir

  1. JUSTIFICATIVA

A constante preocupação, tanto das autoridades quanto da sociedade, com a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais, tem trazido grandes avanços na qualidade de vida, trabalho, nos estudos e pesquisas, a saúde, e uso consciente para manter a vida na terra.

Neste contexto é fundamental a busca pelo pleno domínio sobre o controle de sistemas, a investigação de processos, que permitam identificar, estudos e projetos destinados à preservação ambiental.

A conservação ambiental é essencial, para a sobrevivência humana, para tanto se faz necessário o desenvolvimento de trabalhos planejados e apropriados ao gerenciamento dos resíduos gerados nas empresas que tem como finalidade, o correto manuseio e a segregação para destinação final adequada, resultando assim, na contribuição para a redução dos riscos a saúde humana e evitar a contaminação do meio ambiente, umas das formas de controle é o tratamento adequado e eficiente dos efluentes gerados pelos processos produtivos como forma de prevenção da poluição.

A importância estudo da eficiência de um a Estação de Tratamento de Efluentes se dá pelo fato de atendimento aos parâmetros estabelecido na legislação ambiental que nos últimos anos vem sendo empregada como importante ferramenta para controle da poluição.

A realização desse estudo consiste na elucidação diversos parâmetros de processos de uma ETE bem como o seu monitoramento por meio de análises e coletas de dados da estação, a fim de permitir um rígido controle das características físico-químicas e sua eficiência, garantindo a prevenção da poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (346.9 Kb)   docx (476.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com