TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Cardiacas

Artigos Científicos: Doenças Cardiacas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

DOENÇAS CARDIACAS

São problemas de saúde que atingem o coração que podem ser conhecidas desde o nascimento ou adquiridas durante a vida. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue. No Brasil, homens são os mais afetados pelas doenças cardiovasculares, como infarto e AVCS.

As doenças que afetam o coração são classificadas como:

Doença arterial coronariana (engloba o enfarte ou infarto);

Alterações nos batimentos cardíacos (arritmias)

Parada cardíaca

Doenças das válvulas cardíacas

Doenças cardíacas congênitas

Cardiomiopatias;

Pericardite;

Disfunções da aorta (síndrome de Marfan);

Dentre inúmeras doenças citarei as principais, tais como:

Infarto

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Por isso, é crucial chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema.As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas.

Ilustração do Infarto

Causas :

O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.Antigamente acreditava-se que o infarto agudo do miocárdio ocorria quando estas placas cresciam progressivamente até fechar completamente o vaso. Hoje sabemos que não é isso que ocorre. O fechamento do vaso ocorre devido a uma ruptura na parede da placa de gordura, levando à formação de um coágulo que obstrui abruptamente a artéria e ocasiona o infarto agudo do miocárdio.Outra causa comum de infarto são espasmos de uma artéria coronária, que podem ser capazes de interromper o fluxo de sangue a uma parte do músculo cardíaco. Drogas, como a cocaína, podem causar tal espasmo. Um ataque cardíaco também pode ocorrer devido a uma ruptura na artéria do coração, ou tumores que viajaram de outras partes do corpo pelo sangue. Infarto também pode ocorrer se o fluxo sanguíneo para o coração é severamente diminuído, em situações como a pressão arterial muito baixa (choque).Dentre outras pressão alta, colesterol alto, diabetes descontrolada, sedentarismo, obesidade, fumo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, depressão, estresse, uso de drogas ilícitas ou de anfetaminas, uso de alguns medicamentos.

Sintomas :

A dor típica tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea. As características do infarto em mulheres são muito menos típicas, com queixas de queimação ou agulhadas no peito ou ainda falta de ar sem dor. Qualquer dor nessas regiões que se mantêm por mais de 20 minutos deve ser investigada e considerada doença grave, especialmente se associada aos seguintes sintomas: Vômitos, suor frio, fraqueza, intensa palpitações, falta de ar , sensação de ansiedade, fadiga, sonolência, tontura ou vertigem.Nem todas as pessoas que tem um infarto sofrem os mesmo sintomas ou os mesmos danos ao coração. Muito infarto não são graves nem dramáticos, podendo não apresentar sintomas ou sinais pouco específicos, como dor no queixo.

Diagnóstico de Infarto :

Se você está tendo um ataque cardíaco, ele normalmente será diagnosticado em um cenário de emergência e não em uma consulta médica. Caso você esteja acordado, será solicitado a descrever seus sintomas e vai ter a sua pressão arterial, pulso e temperatura marcada.

Exames :

Eletrocardiograma (ECG),exames de sangue. Você também pode passar por esses exames adicionais:Radiografia do tórax, ecocardiograma,cateterização coronariana (angiografia, teste ergométrico, após o quadro estar estabilizado tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética.

Massagem cardíaca

Caso a pessoa esteja desacordada e irresponsiva e não tenha ninguém habilitado que saiba usar um desfibrilador automático externo, inicie os procedimentos de reanimação cardíaca enquanto a emergência não chega.Com as mãos espalmadas e cruzadas, pressione o tórax exatamente no centro do peito, entre os dois mamilos.É preciso comprimir forte (5 centímetros de profundidade aproximadamente), rápido e deixar o tórax relaxar entre as compressões.

Tratamentos e Medicamentos :

Medicamentos

Ácido acetilsalicílico, Trombolíticos, Medicamentos semelhantes ao ácido acetilsalicílico para ajudar a prevenir a formação de coágulos novos, incluem clopidogrel e outros, chamados inibidores da agregação plaquetária.Outros medicamentos para afinar o sangue, analgésicos, nitroglicerina, betabloqueadores.

Prognóstico :

Não fume,controle a pressão arterial e o colesterol, evite o fumo passivo,faça check-ups médicos regulares, faça exercícios regularmente,mantenha o peso ideal, tenha uma dieta saudável, controle o diabetes, não ingira álcool em excesso.

Como Diferenciar um Infarto de uma Crise Anginosa?

Em primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com