TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Do Tecido Conjuntivo

Exames: Doenças Do Tecido Conjuntivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

Doenças do tecido conjuntivo, vasculite, sarcoidose e a sua influência na condução.

São um grupo variado de distúrbios que partilham determinados traços comuns, como inflamação cutânea, articular e outras estruturas ricas em tecido conjuntivo, juntamente com anomalias da imunidade celular.

Lúpus eritematoso sistémico.

Ocorre com períodos de exacerbação caracterizados por febre, mal-estar, cansaço, artrite, miosite, perda de peso, exantemas cutâneos, anemia, convulsões, psicose, vasculite, miocardite, pneumonite, nefrite, etc. Não tem cura, o que faz com que o tratamento se destine a controlar a inflamação.

Artrite reumatóide.

Caracteriza-se principalmente por sinovite inflamatória persistente que, regra geral, afecta de forma simétrica as articulações periféricas, com deformidades. O sintoma-chave é a dor nas articulações, com hiperestesia e tumefacção das mesmas. Pode ser acompanhada por nódulos reumatóides, vasculite, inflamação pleuropulmonar, esclerite, síndrome de Sjögren, osteoporose, etc. Trata-se de uma doença complexa, extremamente incapacitante e de má evolução.

Esclerodermia.

Caracteriza-se por fibrose cutânea, alterações digestivas, renais, fibrose pulmonar, hipertensão, artrite, miosite e insuficiência renal.

Não tem cura, o que leva o tratamento a tentar melhorar a função e os sintomas.

Doença mista do tecido conjuntivo.

Ocorre com poliartrite, tumefacção das mãos ou esclerodactilia, miopatia inflamatória, fibrose pulmonar, disfunção esofágica, etc. Não tem cura e o tratamento destina-se a diminuir a inflamação. O médico desaconselhará a condução a todos os doentes que tenham uma capacidade limitada ao volante devido à doença.

Síndrome de Sjögren.

Manifesta-se por secura na boca e queratoconjuntivite seca. Em 10-15% dos casos, verifica-se uma afectação dos grandes órgãos, como o pulmão e o rim. Em determinadas ocasiões, ocorre também vasculite, polineuropatia, alterações da condução cardíaca, doença da tiróide, etc.

Vasculite.

Inclui uma grande variedade de doenças como vasculite necrosante sistémica, poliartrite nodosa, angeíte e granulomatose alérgica, vasculites por hipersensibilidade a fármacos, infecções, neoplasias, doenças do tecido conjuntivo, Henoch-Schönlein, granulomatose de Wegener, arterite de células gigantes e outras, como a doença de Kawasaki, tromboangeíte obliterante, síndrome de Behcet, síndrome de Cogan, eritema nodoso, etc. Pode causar afectação multissistémica com cegueira, insuficiência renal, polimialgia, neuropatia, cardiopatia, doença pulmonar e digestiva.

Sarcoidose.

Pode afectar o pulmão, os gânglios linfáticos, a pele, o olho com uveíte em 25% dos casos, as vias respiratórias superiores, o sistema nervoso central, os nervos periféricos e cranianos, o coração com alterações da contracção e do ritmo, e o sistema músculo-esquelético, entre outros. As complicações mais importantes são a doença pulmonar e a afectação ocular, incluindo cegueira. Muitos casos sofrem uma remissão espontânea, o que faz com que seja difícil precisar o tratamento. Quando ocorrer doença ocular, cardíaca ou pulmonar, o tratamento é obrigatório.

Conselhos sobre lúpus eritematoso sistémico.

Os episódios agudos podem ser extremamente limitadores e inclusivamente com manifestações perigosas para a vida, o que faz com que a condução deva ser desaconselhada.

Se evolução for favorável, o relatório médico em cada revisão dos sintomas existentes permite avaliar a capacidade ao volante sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com