TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças autoimunes em dermatologia: manifestação clínica, diagnóstico e controle

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                  [pic 2]

ESCOPO DE MONOGRAFIA

TEMA:        DOENÇAS AUTOIMUNES  E DERMATOLOGIA                                CURSO: Dermatologia Clínica II

ALUNO:         Juliana Lyra Barbosa Goldstein                                TURMA: SP 19

TÍTULO PROVISÓRIO: Doenças autoimunes em dermatologia: manifestação clínica, diagnóstico e controle

Justificativa

Por que o trabalho é relevante?

A imunidade tem um valor positivo para a sobrevivência dos indivíduos, mas em muitos casos a homeostase é perdida nas ações do sistema imune (SI), onde respostas não protetoras são geradas e provoca determinadas doenças. Como é bem sabido, a função primária da do SI é a defesa do organismo contra antígenos estranhos, porém seus mecanismos podem falhar devido a uma resposta inadequada à "imunodeficiência" dos patógenos, devido à falta de reconhecimento da mesma "autoimunidade" ou de uma resposta exagerada a um antígeno de "hipersensibilidade"(ABBAS, 2017).  A ocorrência frequente de doenças autoimunes tem efeito em 5% da população mundial, e é uma carga crescente de morbidade e mortalidade, estas manifestações são consideradas como doenças decorrente de uma resposta imunitária no corpo contra tecidos autólogos e um estado patológico quanto à falta de autotolerância. Estas doenças podem surgir em certos órgãos ou tecidos particulares em diferentes lugares, onde são alvo de antígenos específicos do tecido, com significativa expressão na pele ou também podem envolver tecidos de todo o corpo simultaneamente, que têm efeito em múltiplos tecidos e são alvos de todos os tipos de autoantígenos expressos de forma ubíqua. A maioria deles é mais comum em mulheres e envolve descendentes tendendo à genética. Esses distúrbios estão associados a fatores genéticos e ambientais, desencadeando interações intricadas entre respostas celulares inflamatórias e mediadores, geralmente, o curso da doença é longo e mais prolongado crônico, e o mecanismo patológico não é claro (LUAN, et al., 2017). As doenças autoimunes compartilham vários mecanismos, como resultado, podem ter as mesmas (ou similares) características ou mesmas (ou similares) etiologias. A pele é um importante órgão alvo de doenças autoimunes (FANG, et al., 2014). A expressão cutânea destes é muito variada, com manifestações características de cada doença e manifestações comuns a todas as doenças do tecido conjuntivo. Embora as doenças autoimunes sejam raras, a importância dos sintomas cutâneos é que elas podem ser o marcador de envolvimento sistêmico (interno), por conta disso, o diagnóstico e consequente controle é fundamental, a partir da observação da pele, mucosas, unhas ou cabelos podem ser detectadas manifestações de doenças autoimunes variadas como o lúpus (discoide, subagudo, sistémico), artrite reumatoide, dermatomiosite, esclerodermia (cutânea ou sistémica), doenças bolhosas autoimunes (pênfigo, penfigoide bolhoso, etc), vitiligo, eritema multiforme e líquen plano, manifestações estas que podem implicar em um grande impacto para qualidade de vida e bem-estar do paciente (ABBAS, 2017; LUAN, et al. 2017).

Objetivos

Apresente em tópicos os objetivos que pretende alcançar.

Geral

O objetivo geral deste trabalho é o de discorrer acerca das doenças autoimunes na dermatologia, caracterizar o mecanismo de ação em sua etiologia, igualmente destacar formas de diagnóstico e formas de controles.

Específicos

  • Discorrer acerca do sistema imunológico e sua reação imunológica;
  • Caracterizar as manifestações clínicas dermatológicas das doenças autoimunes mais prevalentes;
  • Analisar formas de diagnóstico e possibilidades de controles.

Delineamento metodológico

Apresente brevemente os materiais e os métodos que pretende utilizar para alcançar os objetivos propostos acima.

Em relação à metodologia, trata-se de uma revisão de literatura a partir de consultas de materiais já publicados em língua portuguesa e inglesa e disponibilizados nos bancos de dados da Bireme, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde; Scielo, Scientific Eletronic Library online e PubMed/Medline - Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, sendo considerados artigos públicos entre os anos de 2008 a 2018, relacionados aos objetivos propostos. Como termos de pesquisa foram considerados os seguintes: sistema imunológico, doenças autoimunes, dermatologia, pele, manifestações cutâneas e os respectivos no idioma inglês e espanhol.

Desenvolvimento

Apresente em tópicos os pontos que pretende abordar.

Introdução

Justificativa

Objetivos

  • Geral
  • Específicos

Materiais e métodos

Revisão de Literatura

  • Sistema imunológico e possíveis reações imunológicas
  • Doenças autoimunes dermatológicas: mecanismo de ação e manifestações clínicas
  • Diagnóstico e formas de controles
  • Resultados e Discussão

Conclusão

Referências.

Observações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com