TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças da pele

Trabalho acadêmico: Doenças da pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 8

Doenças de Pele

Introdução

A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas - ela é uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial - como um manto protetor.

A pele é um escudo?

Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

Flora Bacteriana

Flora bacteriana é aliada da saúde humana. Organismos que vivem no nosso corpo não habitam apenas o intestino. Mas não é apenas lá que esses seres microscópicos habitam nosso corpo. As bactérias que prestam serviço ao nosso organismo também estão na boca e na pele. No intestino, uretra, vagina, boca e outros órgãos existem colônias de microorganismos vivos que são úteis ao bom funcionamento do organismo. Eles ajudam na digestão, limpeza e proteção celulares, etc. Quando a flora está aumentada, sinal que há um desequilíbrio, seja uma inflamação, p.ex. causada por má nutrição, contágio, visualização em laboratório de grande volume de bactérias, leveduras, fungos.

Flora Bacteriana Intestinal: nome popular dado a microbiótica intestinal que consiste em um conjunto de bactérias que naturalmente habitam o intestino, ajudando na digestão de alimentos e controlando (por competição) o crescimento de microrganismos patogênicos (outras bactérias, fungos, protozoários etc.

Importância: manter em equilibrio as populações de microrganismos (essenciais e patogênicos), auxiliar na digestão e produção de algumas vitaminas.

Quando há aumento exagerado, ocorrem distúrbios no organismo, com eliminação de parte dessas bactérias (por uma diarréia, por exemplo) até que o equilibrio se refaça. Quando há diminuição da flora bacteriana (quando se toma antibióticos de via oral, por exemplo), a digestão e funcionamento do intestino podem ficar prejudicados e/ou pode haver proliferação de microrganismos patogênicos (pela falta de competidores) até que as pop. de bactérias voltem até seu tamanho normal.

Microrganismo Importantes: Salmonelas (ovos), Estafilococos, Shigelas, Bacilos Cereus (massas), etc.

Flora Bacteriana da Pele:

A flora bacteriana cutânea é composta por Propionibacterium acnes, difteróides aeróbios, Staphylococcus epidermidis (albus), micrococos, peptococos, estafilococos anaeróbios e, em dobras cutâneas, por alguns bacilos Gram negativos (Escherichia coli, Proteus, Enterobacter, Alcalígenos, Pseudomonas e Acinetobacter).

• varia de indivíduo para indivíduo e numa mesma pessoa, com a idade e a localização.

• nas áreas expostas, como a face, o pescoço e as mãos, há maior densidade bacteriana, com predominância de Staphylococcus aureus, do que no tronco e nas pernas;

• já nas partes úmidas do corpo, em especial axilas e virilhas, há mais bacilos Gram negativos do que em outras regiões.

• os locais secos da pele tendem a um baixo nível de colonização, enquanto as áreas úmidas e bem supridas por glândulas sebáceas podem, com maior facilidade, ser colonizadas maciçamente.

• o folículo piloso é habitado por anaeróbios (Propionibacterium) na sua porção mais profunda; no entanto, próximo à superfície, há mais cocos aeróbios e Pityrosporum.

• A pele com dermatite é bastante susceptível à colonização e infecção secundária por Staphylococcus aureus. Mesmo a pele íntegra dos indivíduos com condições do tipo eczema em outras áreas pode ser profusamente habitada.

Os principais mecanismos de defesa da pele à infecção são a espessura, esfoliação freqüente, manto ácido formado pela secreção sebácea e suas substâncias anti-sépticas, defesa imunológica e competição microbiana da flora. Para a instalação da infecção bacteriana é preciso haver perda do equilíbrio ecológico.

As piodermites podem ser definidas como infecções cutâneas primárias provocadas principalmente por bactérias piogênicas dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus. Nos quadros clínicos englobados entre as piodermites, nem sempre se percebe a presença de pus. Há outras patologias, como a acne e algumas viroses que, apesar deste também ser produzido, não se enquadram nesse grupo.

CLASSIFICAÇÃO PELA ETIOLOGIA

As piodermites podem ser classificadas pela etiologia em:

1. As estafilodermias, causadas por bactérias do gênero Staphylococcus, as foliculites em geral, a furunculose, o antraz, entre outros.

2. Já as estreptodermias causadas por bactérias do gênero Streptocccus, abrangem o impetigo, a erisipela, entre outros.

CLASSIFICAÇÃO PELA PROFUNDIDADE NA PELE

Em relação à localização na pele, as piodermites podem ser subdivididas didaticamente em:

1. infecção superficial da pele: impetigo;

2. infecção da epiderme e derme: ectima;

3. infecção mais profunda: celulite e erisipela; e

4. profunda com tendência à supuração: fleimão.

Em relação aos anexos, a infecção pode ser localizada nos seguintes sítios:

1. abertura do folículo pilo-sebáceo: osteofoliculite;

2. profundidade do folículo piloso: foliculite;

3. folículo piloso juntamente com sua glândula sebácea: furúnculo e antraz;

4. glândula sudorípara écrina: periporite e abscessos múltiplos dos lactentes;

5. glândula sudorípara apócrina: hidradenite; e

6. unha e suas dobras: paroníquia e panarício subepidérmico.

IMPETIGO

Entidade bastante comum na infância e muito contagiosa, o impetigo é uma infecção bacteriana superficial da pele. Pode ser dividido em duas formas clínicas: não bolhosa e bolhosa. Pode levar à insuficiência renal aguda ou crônica e até à morte.

FURÚNCULO

O furúnculo é uma foliculite mais profunda que atinge também a glândula sebácea e o tecido celular subcutâneo, onde pode se formar um grande abscesso. Surge, inicialmente, como um nódulo eritematoso, doloroso, com tendência à necrose central.

TRATAMENTO

É de suma importância o diagnóstico diferencial entre as piodermites, já que do agente causal, Staphylococcus e Streptococcus, depende a terapêutica a ser utilizada. No caso de dúvida quanto à etiologia, deve-se recorrer à cultura e, para fins de maior precisão quanto ao uso da medicação, o teste de sensibilidade a antibióticos deve ser efetuado.

No caso de infecção estreptocócica, a penicilina continua sendo o antibiótico de escolha. É possível, porém, recorrer a outros antibióticos no caso de hipersensibilidade a esta droga, como a eritromicina e as cefalosporinas, entre outros.

Para os estafilococos que, com freqüência, são resistentes à penicilina, utilizam-se, como escolha, as cefalexinas ou a associação de amoxacilina.

Anti-sépticos ou antibióticos locais podem ser prescritos isoladamente para as formas discretas de piodermite, o sulfato de gentamicina a 0,1%, ambos aplicados duas vezes ao dia sob a forma de creme, mostraram-se igualmente eficazes no tratamento da piodermite estafilocócica superficial.

De extrema relevância é, também, a melhora da higiene, o tratamento de dermatoses associadas, do diabetes, da obesidade, de doenças hematológicas, e outras, que podem facilitar a instalação das piodermites, pela diminuição das defesas imunológicas ou pelo agravamento das condições locais da pele.

Dermatite de Contato Alérgica

Algumas substâncias, quando em contato com a pele, podem causar algumas lesões avermelhadas, que coçam e produzem gotas d´água no local. Essas são as características de uma dermatite de contato alérgica, e o contato com essas substâncias deve ser evitado.

A dermatite de contato alérgica, geralmente, não é causada por produtos como ácidos, solventes, sabonetes ou detergentes. Esses produtos químicos podem produzir reações irritativas na pele de qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha alergia a eles.

Para descobrir que substância produziu a dermatite de contato, é preciso conversar com um dermatologista e falar sobre seus hábitos no trabalho e em casa, pois pode ser que algum material utilizado no dia-a-dia tenha causado a reação.

Quando não se consegue descobrir o que causou a dermatite de contato, é possível fazer um teste, chamado “Teste de Contato”. Mas já se sabe quais os produtos e substâncias que são mais propícios a desenvolver essas reações na pele, como o níquel (presente em bijuterias, principalmente brincos, e botões de calças), borracha (luvas), calçados e roupas, cosméticos de cabelos, perfumes, loções e cremes, cromatos (cimento e couro) e plantas (como a aroeira).

Micose

Manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), podem ser micoses. Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos. Vamos conhecer algumas delas:

Pitiríase versicolor – é uma micose muito freqüente, pequenas como um confete. Podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entre o branco, rosado ou castanho, e pode coçar. A pitiríase versicolor é mais comum em adolescentes e jovens, sendo que pessoas de pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose. O tratamento pode ser feito com medicamentos locais ou orais. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por várias vezes. Em crianças, o “sapinho” ou candidíase, causado pelo fungo Candida albicans, é bastante comum.

Tinhas – é uma micose que apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam. As tinhas aparecem em qualquer lugar do corpo, sendo que conhecemos as dos pés como “pé-de-atleta”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo. Forma-se uma placa com crostas com coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região. A tinha do couro cabeludo pode passar de uma criança para outra.

Onicomicoses – São as micoses das unhas, tanto dos pés quanto das mãos. O tratamento é feito com medicamentos locais ou orais, sempre orientado por um dermatologista.

A micose é uma doença de pele que se pega através de:

• Água da chuva, enchentes;

• Banheiros públicos;

• Areia da praia;

• Usar toalha húmida;

• Ficar com a região entre os dedos molhadas ou húmidas;

• Vestiários;

• Piscinas de clubes;

• Usar sapatos muito fechados, que não deixam os pés "respirar".

Ela pode gerar sintomas como pontos brancos na pele, coceira e descamar a pele. Quando a micose surge na unha esta pode apresentar-se amarela e mais grossa.

Bicho Geográfico

O bicho geográfico cientificamente chamado de Larva migrans cutânea é uma doença de pele causada pela Larva Migrans presente nas fezes de animais domésticos como o cachorro e o gato, por exemplo. Locais comuns de contaminação são o próprio quintal de casa, andar descalço na areia da praia, gramados e parques infantis.

Sintomas do bicho geográfico

O principal sintoma do bicho geográfico é a coceira na pele que se intensifica a noite. O parasita entra na pele e instala-se ali, movimentando-se sempre, avançando cerca de 1 cm por dia. Ele pode entrar em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum nos pés, por andar descalço, em locais onde o cachorro e o gato podem fazer cocô.

A principal característica do bicho geográfico é gerar uma lesão na pele semelhante a um mapa, na cor avermelhada que deve estar um pouco mais inchada que o restante da pele.

VERRUGAS

Verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas. Em geral, as lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas podem guardar alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor. No inicio, elas costumam ser claras, esbranquiçadas, com pontos escuros, mas podem mudar de cor com o passar do tempo. As verrugas vulgares aparecem especialmente nas áreas expostas a maior atrito, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas (verrugas periungueais), isoladamente ou em placas. Apesar de a infecção ocorrer em qualquer idade, é prevalente na infância e na adolescência.

Roséola / Exantema

Exantema é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação.

Sua causa pode ser infecciosa, alérgica, tóxica, física, etc. Os exantemas podem se manifestar desde manchas planas até pequenas vesículas ou bolhas. Doenças exantemáticas, também conhecidas como febres eruptivas, são as doenças infecciosas agudas que tem como principal característica o exantema. São bastante comuns, principalmente na infância, e sua principal importância é que algumas delas apresentam alto risco de contágio e de potenciais complicações. Podem-se prevenir algumas doenças exantemáticas através da vacinação e evitando contato com doentes.

Alguns exemplos de doenças exantemáticas infecciosas são: sarampo, escarlatina, rubéola, eritema infeccioso, exantema súbito e varicela. As alérgicas manifestam-se como urticárias, vermelhidão ou pequenos carocinhos ou bolhas na pele.

Nas doenças exantemáticas em que a criança está muito abatida, com manchas arroxeadas ou em que o exantema demora mais de cinco dias para desaparecer, a preocupação deve ser maior e a criança deve ser levada, mais rapidamente, ao Centro de Saúde ou ao pediatra.

...

Baixar como  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »