TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos Que Formam A Pele + Estruturas Da Pele

Artigo: Tecidos Que Formam A Pele + Estruturas Da Pele. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 4

É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente. Cada uma possui seu respectivo tecido, com respectivas funções.

o Epiderme: É formada por tecido epitelial.

Camada mais superficial da pele, a epiderme é um escudo que protege o nosso organismo das agressões exteriores. No entanto é muito fina: dependendo da região do corpo, a espessura varia de meio milímetro (nas pálpebras, por exemplo) a dois ou três milímetros (na planta dos pés ou na palma das mãos). Irrigada por difusão pela derme, não contém nenhum vaso sanguíneo. Em contrapartida, tem numerosas terminações nervosas que tornam a nossa pele extremamente sensível ao toque. A epiderme é um epitélio multi-estratificado, isto é, formado por várias camadas (estratos) de células justapostas. A camada epidérmica mais interna é denominada estrato germinativo, sendo formada por células que se multiplicam continuamente, de tal maneira que as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornar repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a perda de água. A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilos sebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.

o Derme: é formada por tecido conjuntivo.

Localizada sob a epiderme, a derme é 10 a 40 vezes mais espessa. É irrigada por numerosos vasos sanguíneos que lhe permitem de trazer à epiderme os elementos nutritivos que lhe são necessários. Abriga igualmente as glândulas sebáceas, e as glândulas sudoríparas, responsáveis pela secreção do sebo e do suor, assim como os folículos pilosos, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele. Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das células epidérmicas. Nos mamíferos os vasos sanguíneos da derme desempenham um importante papel na manutenção da temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo sobe, impulsos nervosos provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da derme; com isso, maior quantidade de sangue passa a circular na pele, levando ao aumento da irradiação de calor para o meio, o que faz o corpo esfriar. Já quando a temperatura corporal diminui, os vasos sanguíneos da pele se contraem; com isso, menos sangue passa a circular na superfície do corpo, o que reduz a perda de calor.

Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc.

Hipoderme: Formada por tecido conjuntivo frouxo –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com