TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças do grupo de neurologia

Tese: Doenças do grupo de neurologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Grupos de doenças da neurologia[editar | editar código-fonte]

Entre as principais doenças abordadas pela especialidade podem-se citar:

Distúrbios do sono

Neuro-infecções

Epilepsias

Doenças vasculares encefálicas

Neuropatias

Mielopatias

Traumatismo crânio-encefálico

Doenças neurodegenerativas

Distúrbios dos movimentos

Síndrome de Guillain-Barré

Deficiência mental e Malformações congênitas do Sistema Nervoso

Além das doenças mentais de base orgânica ou Neuropsicopatologias. O CID, na 10ª revisão divide as patologias do sistema nervoso em 10 grupos (ver: Capítulo VI: Doenças do sistema nervoso) onde não se incluem os Transtornos mentais orgânicos, inclusive os sintomáticos (F00-F09) e Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos (F50-F59); além do Retardo mental (F70-F79) e Transtornos do desenvolvimento psicológico (F80-F89), incluídos no Capítulo V: Transtornos mentais e comportamentais.

Naturalmente esse é um sistema de classificação estatística com fins de análise epidemiológica e/ou de organização de serviços de saúde. Utilizam-se também outras classificações tipo o DSM - Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais pois a divisão entre transtornos mentais, psicológicos e cerebrais é uma divisão com fins didáticos e de organização do mercado de trabalho dos profissionais de saúde e não há como separar a forma da função de um órgão ou sistema orgânico.

Formação no Brasil[editar | editar código-fonte]

Para se obter o título de Médico especialista em Neurologia no Brasil, é necessário, após a graduação em Medicina, cumprir integralmente o programa de residência médica reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou realizar estágio em instituição reconhecida, com duração de 3 anos, e após, prestar prova no concurso promovido pela Academia Brasileira de Neurologia.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Um caso fascinante é relatado pelo neurocientista português António Damásio no seu livro "O Erro de Descartes" a respeito de Phineas Gage, um capataz de construção civil na Nova Inglaterra que, em 1848, teve um acidente no qual um bastão de ferro lhe entra pela face esquerda, trespassando a base do crânio e destruindo-lhe a parte anterior do cérebro, porém sobreviveu. Através dos relatos a respeito da mudança de personalidade de Gage, os neurologistas ainda hoje retiram daí ilações sobre a fisiologia cerebral.

Referências

Ir para cima ↑ http://www.viseuhealthcenter.com/especialidades/neurologia/

Ir para cima ↑ Umbertina Conti Reed. Neurologia: noções básicas sobre a especialidade (PDF) (em português) Faculdade de Medicina da USP. Página visitada em 24 de agosto de 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com