TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças infecciosas com tendência a diminuir

Artigo: Doenças infecciosas com tendência a diminuir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 13

Doenças Transmissíveis com tendência declinante

Difteria

• Descrição: Doença transmissível aguda, toxi-infecciosa, causada por bacilo toxi-gênico que normalmente se aloja nas amígdalas, na faringe, na laringe, no nariz e ocasionalmente, em outras mucosas e na pele.

• Hospedeiro: Bactéria Corynebacterium diphteriae, também conhecido como bacilo de Klebs-Loeffler, bacilo Gram-positivo.

• Fonte de Infecção: O Homem, doente ou portador assintomático.

• Vias de transmissão: Contato direto da pessoa doente ou do portador com pessoa suscetível(gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro, ou ao falar). A transmissão por objetos recém contaminados por secreções do doente ou de lesões em outras localizações é pouco freqüente.

Coqueluche

• Descrição: Doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal, que compromete especificamente o aparelho respiratório(traquéia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sobre forma endêmica e epidêmica. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações até a morte.

• Hospedeiro: Bordetella pertussis, um cocobacilo Gram-negativo, aeróbico

• Fonte de Infecção: O homem é o único hospedeiro da Bordetella pertussis. A doença, normalmente, é introduzida na família por crianças maiores ou adultos que podem apresentar-se com o quadro clínico clássico ou formas leves e/ou atípicas.

• Vias de transmissão: A transmissão se dá por contato direto com os indivíduos sintomáticos, através das secreções do trato respiratório e, raramente, por contato indireto com fômites. A doença é altamente contagiosa, com taxa de ataque secundário de 90% (considerando-se os comunicantes suscetíveis).

Tétano (Acidental)

• Descrição: é uma toxi-infecção grave, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico as quais provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central.

• Hospedeiro: Cloristidium Tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbio esporulado.

• Fonte de Infecção: O Clostridium tetani.

• Vias de transmissão: A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade da pele e mucosas(ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza), contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.

Tétano (Neonatal)

• Descrição:Doença infecciosa aguda, grave, não contagiosa, e imunoprevenível. Acomete o recém-nascido nos primeiros 28 dias de vida, com maior freqüência na primeira semana de vida (60%), e nos primeiros quinze dias (90%), tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade, choro constante. Os casos de Tétano Neonatal, em geral, estão associados à falta de acesso a serviços de saúde de qualidade. Portanto, a ocorrência de um caso dessa doença deve ser considerada como um evento sentinela para imediata correção dos problemas relacionados à qualidade do sistema de saúde local.

• Hospedeiro: Cloristidium Tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbio esporulado produtor de várias toxinas, sendo a tetanopasmina a responsável pelo quadro de contratura muscular.

• Fonte de Infecção: O bacilo é encontrado no trato intestinal dos animais, especialmente do homem e do cavalo. Os esporos são encontrados no solo contaminado por fezes, na pele, na poeira, em espinhos de arbustos pequenos galhos de árvores, em pregos enferrujados e em instrumentos de trabalho não esterilizados.

• Vias de transmissão: Por contaminação, durante a manipulação do cordão umbilical ou dos cuidados inadequados do coto umbilical, quando se utilizam de substâncias, artefatos ou instrumentos contaminados com esporos.

Poliomielite

• Descrição: Doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito, que se manifesta de várias formas: infecções inaparentes ou assintomáticas, podendo ocorrer entre 90 a 95% dos casos; abortiva, em 5% dos casos, caracterizada por sintomas específicos como febre, cefaléia, tosse e coriza; Meningite asséptica, manifestando-se em cerca de 1% dos casos, com sintomatologia inicial inespecífica e, posteriormente, sinais de irritação meníngea, (Kernig e Brudzinski positivos) e rigidez de nuca; e as formas paralíticas, que apresentam quadro clássico de paralisia flácida aguda (PFA). O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa 3 dias. Acomete em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Apenas as formas paralíticas possuem características típicas: instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, acometendo, sobretudo, a musculatura dos membros, com mais frequência os inferiores; flacidez muscular com diminuição ou abolição de reflexos profundos na área paralisada; sensibilidade preservada e persistência de alguma paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença. Entretanto, estas formas da doença são pouco frequentes, comparadas às formas inaparentes da infecção (1 a 1,6% dos casos). A paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição implica em risco de vida para o paciente. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude

do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida

pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

• Hospedeiro: - O poliovírus pertencente ao gênero Enterovírus, da família Picornaviridae, composto de três sorotipos 1, 2 e 3.

• Fonte de Infecção: O homem.

• Vias de transmissão: Principalmente por contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral (a principal), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes, ou de portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe ao falar, tossir ou espirrar. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com