TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dornelas

Tese: Dornelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Os transgenicos são organismos vivos modificados em laboratório, onde se altera o código genético de uma espécie com introdução de uma ou mais sequencias de DNA( genes), provenientes de uma ou outra espécie. Estes novos genes introduzidos nunca antes na natureza pertenceram ao genoma dessa espécie e vão conferir-lhe uma nova característica ou fazer que essa espécie produza novas substancias.

Existem 3 tipos de organismos transgênicos de momento a serem comercializados para a agricultura e para consumo:

• As plantas transgênicas onde foram introduzidos genes para resistir a um determinado pesticida.

• As plantas transgênicas onde goram introduzidas genes para que a própria planta produza o seu inseticida

• As plantas transgênicas que tem essas duas características

O cultivo e consumo de transgênicos estão a ampliar os impactos ambientais, sociais, e o bem –estar dos consumidores.

Ambiente e Agricultura

Um dos principais problemas ambientais relacionados com os transgênicos é a contaminação genética ( cruzamento entre plantas transgênicas e convencionais ). Este tipo de contaminação é irreversível, uma vez que um gene quando “lançado” no meio ambiente não existe forma de o eliminar do ecossistema.

Saúde

As consequências poderão existir a longo prazo são completamente imprevisíveis devido a toda a complexidade referente a genética e a ausência de conhecimento nesta área para avaliar o risco de tal passo.

No entanto, do que até hoje foi estudado, existe uma divisão de opinião a nível dos cientistas dos riscos que o cultivo de transgênicos podem causar na saúde humana, assim como, existem muito poucas avaliações de risco na saúde devido ao consumo de transgênicos, logo muito incerteza em relação a este tópico.

Os possíveis efeitos na saúde humana dos transgênicos estão relacionados o aumento de alergias, aumento da resistência em tratamento com antibióticos e alterações de peso em fígado e rins de cobaias. Como não existem informações suficientes sobre a segurança do consumo de alimentos transgênicos ingeri-los significa correr um risco desnecessário.

Sociais e econômicos

A produção de transgênicos está dentro de um sistema de agro- industrias. Este tipo de sistema agro-industrial apenas beneficia as grandes empresas. Hoje em dia, é esse sistema que domina os princípios da agricultura e tem consequências avassaladoras para todos os países onde a agricultura é o setor principal na sua economia, Esras consequências são traduzidas em mais fome, pobreza, aumento da divida de países mais pobres, dependência.

Muitas pessoas acreditam que os transgênicos foram inventados para produzir mais e acabar com a fome no mundo, ou para resistir condições adversas do meio ambiente como, as chuvas, secas e temperaturas extremas. No entanto depois de mais de 10 anos no cultivo e comercialização de transgênicos, a fome no mundo para milhares de pessoas continua a ser uma realidade.

Adquirir sementes patenteadas e entrar no monopólio de sementes criado pela agro- indústria conduzirá povos a perda da sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com