TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo No Brasil por José Dornelas

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo No Brasil por José Dornelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS – Empreendedorismo

SOROCABA /SP

2013

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Professora. Tutora EAD Josiane Fernanda Sartore.

SOROCABA /SP

2013

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................4

Empreendedorismo.........................................................................................4

Empreendedorismo No Brasil por José Dornelas...........................................4

Etapas Essenciais Para Se Criar Um Novo Negócio....................................... 6

Conceito de Plano de Negócio........................................................................ 7

Sumário Executivo..........................................................................................8

Análise de Mercado.........................................................................................8

Plano de Marketing.........................................................................................9

Plano de Negócio............................................................................................9

Relatório do Roteiro de Execução..................................................................10

Considerações Finais...................................................................................... 11

Referências Bibliográficas ..............................................................................11

INTRODUÇÃO

Iniciar a própria empresa é um grande desafio, podemos contar com os imprevistos, por exemplo, as dificuldades e riscos que aparecerão pelo caminho. Todo o sucesso vai depender do grau de informação que você absorveu durante o amadurecimento da idéia, o planejamento do negócio e da identificação prévia das oportunidades que por ventura surgirem. Sem estes requisitos, o insucesso será certamente notório.

Em suma, para se abrir empreendimento, fora a burocracia, é um processo relativamente simples. Mas atente-se, pois segundo as pesquisas, 80% dos pequenos negócios encerram-se suas atividades até os cinco primeiros anos. Na mesma proporção que nascem, milhares de empresas fecham-se as portas e os motivos são os mesmo citados infra.

Partindo dos princípios expostos, vamos discutir e entender alguns quesitos para por em prática o inicio de um novo empreendimento.

Empreendedorismo

Empreendedorismo define-se criar uma empresa, e isso cabe ao empreendedor, que é quem faz as coisas acontecerem. É aquela pessoa pró ativa, motivada, cheia de idéias sabendo conduzir as mesmas para um futuro objetivo, ele é capaz de definir o fracasso como uma oportunidade de aprender, acreditando nos potencia, e nas capacidades de trabalhar em equipe, não desanimando em frente às dificuldades.

Empreendedorismo no Brasil por José Dornellas

Um dos maiores erros do empreendedor é minimizar a importância do planejamento. Sorte não é o bastante acreditar nisso é um erro. No Brasil a taxa de mortalidade das pequenas empresas ainda é alta: 22% fecham nos primeiros dois anos contra 15% de países mais desenvolvidos. O SEBRAE é referência no assunto, oferecendo cursos técnicos para a gestão de negócios. Para você ter sucesso a frente de um pequeno empreendimento é necessário que você domine as técnicas de gestão, que tenha atitude, conduta, comportamento protagonista, liderança, para que você tenha sucesso no seu empreendimento. É importante também que haja afinidade com o assunto. O SEBRAE não diz o ramo que você deve atuar.

O processo de seleção que você deve atuar respeita outros critérios. O primeiro deles é se você tem vocação para atuar neste ramo. O segundo é se há existência de um mercado favorável, em se falando de mercado são três fatores principais: clientes interessados no seu produto, fornecedores com condições de preço, prazo e qualidade que atendam seus critérios, e concorrência. Avaliar sua condição financeira, se você tem recursos necessários para o empreendimento no qual você deseja atuar.

A editora-executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta outros caminhos para o micro empreendedor iniciante além do SEBRAE:

Percebemos hoje que as escolas tanto de nível médio como algumas universidades tem feito parcerias nessa área de empreendedorismo. Buscar consultoria junto às empresas Junior, que funcionam nas faculdades, é um ótimo caminho para os iniciantes, para a constituição da empresa, marketing e publicidade. Procurar instituições de ensino ou então, por exemplo, que também incentivam o empreendedorismo, possui bons consultores e tem troca de informações entre empreendedores. Pessoas que alcançaram o sucesso e se dispõe a contar a própria história, a própria experiência, para que ouros encurtem o caminho.

Com o negócio aberto alguns cuidados com a relação de trabalho dentro da empresa que pode ser completamente diferentes de uma grande firma. José Emídio Teixeira, sócio-diretor da consultoria Dialogar, cita alguns problemas que devem ser contornados: Conflitos mal resolvidos podem contaminar todo o ambiente, um erro de gestão pode afetar o ambiente, gerando um clima comprometido por causa de uma questão que se refere exclusivamente a um dos colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com