TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo - Resumo Do Texto Do Dornelas

Trabalho Universitário: Empreendedorismo - Resumo Do Texto Do Dornelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 2

No texto, o autor dá algumas dicas para os empreendedores iniciantes e logo de início ressalta que o maior pecado é não dar a devida importância e atenção ao planejamento. Citando o posicionamento do gerente de atendimento do Sistema SEBRAE, Ênio Pinto, onde diz que “mais do que nunca é preciso que as pessoas se formem, se capacitem”.

Não basta “ter dinheiro e sorte”, para o sucesso no empreendimento, além de buscar informação e capacitação também é preciso ter atitude, conduta e comportamento de líder.

O autor aponta o SEBRAE como referência no assunto e cita seus cursos técnicos para gestão do negócio e para estudos de viabilidade econômica-financeira.

Outro ponto importante levantado pelo Ênio é a necessidade da afinidade do empreendedor com o assunto/foco do negócio que pretende desenvolver. Inclusive atenta para o fato do SEBRAE não fazer indicação de negócio para não correr o risco de saturar o mercado devido sua credibilidade e influência.

Para certificar-se de que há interesse pelo assunto, o empreendedor deverá considerar alguns critérios:

- vocação para o ramo escolhido;

- existência de um mercado favorável para o desenvolvimento do negócio com clientes, fornecedores, concorrência;

- recursos financeiros necessários/suficientes para a implementação do negócio.

Outro ponto levantado é a busca de parceiros, consultoria e também da troca de experiências com outros empreendedores, “gente bem sucedida que se dispõe a contar a própria história, a própria experiência, para que os outros encurtem caminho”.

Para Dornelas, após abrir o negócio, o empreendedor deverá atentar-se as relações de trabalho, uma vez que a tendência, por ser uma empresa pequena, é envolver a todos aumentando a pessoalidade. Há de se tirar proveito da proximidade dos colaboradores a fim de buscar melhoria contínua.

Outro ponto de atenção deve ser a inovação, uma vez que o mercado empreendedor brasileiro está aquecido e em pleno crescimento, as atenções voltam-se para o país, tanto de investidores externos, bem como de empreendedores; e será inovando que terá maiores chances de sucesso.

Ele finaliza dizendo que o empreendedor brasileiro deve buscar todas as informações disponíveis - e fazer uso delas - a fim de evitar ser mais um a fechar nos dois primeiros anos por falha gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com