TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil – DORNELAS (2012)

Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo no Brasil – DORNELAS (2012). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 10

Passo 1:

Empreendedorismo no Brasil – DORNELAS (2012)

Segundo DORNELAS (2012), um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizara importância do planejamento. Muitos acham que ter dinheiro e sorte basta. Um empreendedor além de saber o que quer montar, tem que dar início a um planejamento. Se por acaso seu Plano A não der certo, terá o Plano B para novamente implantar novas ideias, planejar e planejar faz com que o negócio sai de acordo com os planos.

A diferença entre o sonhador e o empreendedor: (Fábio Barbosa – Presidente da Abril S.A.

Definitivamente o empreendedorismo é uma forma fundamental que a sociedade tem de colocar melhores condições de vida para todos, com infraestrutura adequada. No treinamento o empreendedor arrisca, erra e acerta. Podemos notar então a diferença do sonhador e do empreendedor. Muitos não têm as condições adequadas para seu negócio.

A educação empreendedora no Brasil difere daquelas nos países desenvolvidos. Aqui as variáveis que definem a nossa ética e a nossa estratégia educacional, advém de contingência, não reconhecidos por lá. A miséria e os mecanismos históricos da sua preservação.

Por ser um fenômeno cultural, o empreendedorismo exige soluções que tenham a nossa cara, o nosso sistema de valores, a forma brasileira de ver o um mundo, cujo preceito ético é gerar utilidade para os outros, seu referencial ético.

Passo 2:

1-Como ser um Empreendedor ou como ter um Plano de Negócios

-Critérios:

• Ter vocação para o ramo de atuação;

• Mercado favorável;

• Fornecedores com qualidade de produtos;

• Recursos necessários para investir.

-Erros:

• Não se planejar, ou seja, não definir um plano de negócio.

-Importante:

• Se capacitar adequadamente de forma a se informar completamente sobre o ramo que pretende empreender.

-Perfil empreendedor:

• Ter objetivos bem definidos (saber aonde quer chegar).

• Estar abertos às novas ideias, observar o mercado e sua dinâmica.

• Aproveitar do seu dom não esquecendo sempre de treinar e aperfeiçoar o talento.

• Ser aberto ao desenvolvimento e a aprendizagem continua, ou seja, adquirir novos conhecimentos com objetivo de enriquecer e atualizar novas descobertas e tecnologia na área de atuação.

• Construir uma rede de contatos sólidos.

• Buscar sempre o equilíbrio entre o lazer e o trabalho.

• Não temer o novo “ousar sempre, não fugir nunca das mudanças”.

De acordo com o pensamento moderno, os planos estratégicos ou de negócios, é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo, quer dizer deve ser algo muito bem preparo com muitos detalhes, onde qualquer deslize pode levar ao caos. Prepara o negociador para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo, contribuindo para o sucesso da organização.

Um plano de negociação completo é composto por várias seções, “Plano financeiro”, “Plano de marketing”, “Plano de produção” e “Plano de recursos humanos”. Assim a quem possa interessar, facilitará o entendimento dos seus produtos e serviços, o mercado, sua situação financeira, sua estratégia de marketing e o que mais for necessário.

2- Resumo do texto: Quando o sonho se transforma em uma oportunidade de negócio

O texto indicado retrata a história do jornalista de Brasília Wandler Cunha, que se torna um empreendedor de sucesso na área de construção e reforma de instrumentos musicais, um luthier. Muito ligado a música, desde sua adolescência, Wandler sonha em ter uma guitarra igual a do Beatle George Harrison, uma Rickenbacker de doze cordas. Para adquirir uma iguaria dessas lhes custaria R$11mil, Wandler havia poupado apenas a quantia de R$3mil. Decidido que realizaria seu sonho, resolveu então que fabricaria seu próprio instrumento. Só não contava com o auto custo do seu sonho. Além do tempo para a entrega da matéria-prima que levaria em torno de um ano, como bom empreendedor não desistiu. Foi em busca do seu sonho, após ter visto uma entrevista do presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, que dissertou o bom empreendedor como aquele que percebe as oportunidades de crescimento e de negócios nos momentos mais comuns. Lançar um produto inovador que atenda uma necessidade real de um grande mercado. Para Wandler foram essas palavras de incentivo. Ser um luthier fazia parte de seu sonho. Deu início então ao curso de especializado com Eduardo Britto, especializado no Canadá.

Wandler abriu seu próprio atelier em Brasília, no Setor Sudoeste, apesar da grande concorrência, há mercado para a criação de instrumentos, reparos e ajustes. Há uma grande procura para este tipo de serviço, pois os instrumentos fabricados em grande escala, chegam até o consumidor sem regulagem e com defeitos. Destaca ainda que os grandes fabricantes brasileiros, hoje exportam da China seus produtos, dando baixa qualidade aos mesmos. O luthier ressalta ainda que o governo brasileiro devia baixar os tributos para que nossos produtos fossem produzidos aqui no Brasil, com melhores qualidades.

A dica de Wandler é que cada um deve investir naquilo que gosta, assim terá sucesso.

CONCLUSÃO

Notamos que um empreendimento deve ter metas a seguir, bem como planejamentos. Ser persistente nas suas ideias sem perder o foco. Buscar auxílio financeiro. Sempre inovar estar preparado para os contratempos. Fazer o equilíbrio de trabalho e do lazer. Ousar, sem medo. Foi exatamente o que fez Wandler Cunha.

Empreendedorismo

-Segundo pesquisa feita no artigo do Sebrae (2008) o repórter da emissora Rede Globo, Tonico Ferreira, monstra que em muitas escolas de segundo grau, no Brasil, já é possível aprender sobre empreendedorismo. Isso faz com que os jovens se interessem por seu negócio no futuro. Existem alunos que já sonhos em ter seus próprios restaurantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com