TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECG: sobrecarga ventricular esquerda

Resenha: ECG: sobrecarga ventricular esquerda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  400 Visualizações

densidade = 1.020;

leucócitos = 2 por campo;

eritrócitos = 10 por campo

proteinúria de 24 horas = 2,4 g/dia.

Ultra-sonografia: Rim D = 10,0 cm; Rim E = 11,0 cm; forma e contornos normais, ecogenicidade e definição corticomedular conservadas.

ECG: sobrecarga ventricular esquerda.

Doppler de artérias renais: velocidade e padrão de fluxo normais em ambos os rins.

Ecocardiograma: septo = 13,0 mm; parede posterior = 12,0 mm; fração de ejeção = 73%; volumes e diâmetros do VE normais; discreto aumento de átrio esquerdo; válvulas e outras câmaras sem alterações.

Angiorressonância nuclear magnética: ausência de estenose em ambas as artérias renais.

Biópsia renal - Nefrosclerose maligna.

Evolução - Com o controle da PA houve elevação da creatinina sérica que atingiu 7,2 mg/dL em 02/11/07, retornando progressivamente aos níveis anteriores, sendo que o resultado do último exame controle, em 21/01/08, foi de 4,0 mg/dL.

QUESTÕES DIRECIONADORAS

1. Qual a relação entre débito cardíaco e a pressão sanguínea? O que é resistência total periférica (RTP) e qual sua relação com a pressão sanguínea e o débito cardíaco?

Os dois principais fatores que determinam o desempenho cardíaco são a pressão arterial e o débito cardíaco. A pressão arterial é a pressão dentro do vaso sanguíneo, resultado da contração do coração a cada batimento, como também da contração dos vasos quando o sangue passa por eles. O débito cardíaco significa o volume de sangue bombeado pelo coração a cada minuto. Por isso, é necessário que tanto a pressão arterial como o débito

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com