TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENIAC (Integrador Digital Elétrico e Computador)

Trabalho acadêmico: ENIAC (Integrador Digital Elétrico e Computador). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução 2

História da Internet 3

ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) 4

O modelo Baran 4

O Arpanet 4

O correio eletrônico 5

O Protocolo TCP 5

O DNS (Domain Name System) 6

O RFC (Requet for Comment) 6

O World Wide Web 6

Comercio Eletrônico 7

Modelo integrado do comércio eletrônico 7

Referencias 8

Introdução

A Internet é um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas. A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades.

Com o surgimento da internet veio também o comercio eletrônico. No Brasil, o comércio eletrônico B2C surgiu em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas vendas online, destaca-se Livraria Cultura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet, esta última foi comprada por um grupo de investidores e mudou o nome para Submarino (empresa).

História da Internet

A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares.

Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J. C. R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), já falava em termos da criação de uma Rede Intergaláctica de Computadores (Intergalactic Computer Network, em inglês).

Por séculos, a troca de informações acontecia de pessoa a pessoa ou por documentos em papel. Um grande aliado nessa comunicação foi à criação do telégrafo, um sistema de transmissão de mensagens através de dois pontos graças a ondas de rádio ou fios elétricos. A primeira mensagem foi transmitida pelo aparelho em 1844, entre as cidades norte-americanas de Baltimore e Washington. A partir dele, o tempo gasto entre a comunicação tornou-se muito menor, mas ainda apresentava falhas. Para a época, entretanto, já era mais do que o suficiente para conectar diferentes regiões.

Outra criação indiretamente relacionada com a rede é a do sistema binário. A codificação de letras do alfabeto em sequências de dígitos binários foi devidamente aperfeiçoada pelo filósofo inglês Francis Bacon, em 1605. Segundo ele, qualquer objeto poderia sofrer codificações. Cerca de meio século depois, o filósofo alemão Gottfried Leibniz criou o sistema binário como o conhecemos hoje, a partir de numerais. Mas o que isso tem a ver com a rede? É a partir de códigos construídos por esse sistema binário (padronizado com os numerais 0 e 1) que os computadores realizam o processamento de dados, sendo que cada bit corresponde a um dígito dessas sequências. Sem eles, não seria possível nem sequer realizar a leitura dessas informações.

ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer)

Não se pode falar do início da internet sem abordar o primeiro computador digital eletrônico, criado em 1946 por cientistas norte-americanos. O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) era uma imensa máquina de realizar cálculos (pesava 30 toneladas e ocupava 180 m²) e pouco tinham de armazenador ou transmissor de dados, funções posteriormente adquiridas pelo computador.

O modelo Baran

Paul Baran é considerado como um dos atores principais da criação da Internet. Ele teve a ideia, em 1964, de criar uma rede com a forma de uma grande tela. Tinha percebido que um sistema centralizado era vulnerável porque a destruição do seu núcleo provocava a destruição das comunicações. Criou então uma rede híbrida de arquiteturas em estrela e com malhas, na qual os dados se deslocariam de forma dinâmica, “procurando” o caminho menos sobrecarregado, e “esperando” se todas as estradas estivessem sobrecarregadas. Esta tecnologia foi chamada “packet switching”.

O Arpanet

Em Agosto de 1969, independentemente de qualquer objectivo militar, a rede experimental ARPANET foi criada pelo ARPA (Advanced Research Projects Agency , dependente do DOD, Department of Defense) para ligar quatro instituições universitárias:

• O Stanford Institute ;

• A universidade da Califórnia em Los Angeles;

• A universidade da Califórnia em Santa Bárbara;

• A universidade de Utah.

A rede ARPANET é hoje considerada como a rede precursora da Internet. Comportava já naquela época certas características fundamentais da rede atual:

• Um ou vários nós da rede podiam ser destruídos sem estar a perturbar o seu funcionamento;

• A comunicação entre máquinas fazia-se sem máquina centralizada intermédia;

• Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com