TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Digital: Política Para Computadores Interativos e Tablets

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Ana Carolina Andrade Figueira Nunes (T231DH-7)

Ana Maria Dias (B856HC-7)

Bruna Lima Chavier (B8433D-8)

Cristiane Bezerra de Carvalho (B78096-7)

Muhammed Fatih Göksan (T251EB-6)

Isabela Christyna A. Mota (B853FI-2)

Karla Mayara Soares Lopes (B8579I-3)

Educação Digital: Política para Computadores Interativos e Tablets

Brasília

 Novembro de 2013

Sumário


Introdução

O objetivo deste trabalho é demonstrar o abrangente conteúdo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e seus principais tópicos.

Não há o que se falar em TICs sem antes falar das mudanças, que são partes obrigatórias da natureza. O ato de mudar está ligado ao inovar, daí surgir o dinamismo dessas tecnologias. Com essas inúmeras mudanças, as instituições de ensino vêm aumentando a competição e concorrência, visando atingir o maior número de alunos com a inserção de tecnologia arrojada em seus métodos de ensino. Esse novo contexto tornou o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação crucial para a sobrevivência das instituições educacionais, transformando esse investimento, antes facultativo, em obrigatório para obter o tão sonhado sucesso.

As TICs, em instituições de ensino, podem ser utilizadas em sistemas administrativos, na biblioteca e por pais e mestres. O risco de fraude, entretanto, é um risco que deve ser eliminado, seja por meio de um sistema de segurança amparado em senhas de usuários ou por perguntas oficiais. As tecnologias de informação e comunicação podem agregar muito à gestão educacional, tanto no âmbito das redes quanto nas próprias escolas, viabilizando o planejamento e o monitoramento das ações pedagógicas, da aprendizagem do aluno e da alocação de recursos, agregando agilidade e transparência ao processo de gestão.

Nesse trabalho é possível perceber, a partir de diferentes perspectivas, os esforços, os avanços e as frustrações de inúmeros segmentos da sociedade brasileira, que finalmente se conscientizou d necessidade de assegurar a obtenção de melhores resultados na educação de crianças, adolescentes e, até mesmo, adultos. Não se pode deixar de comparar a educação de pessoas vítimas da desigualdade social, que infelizmente afeta drasticamente a evolução das TICs, com a educação de pessoas capazes de estudar nas melhores escolas da rede particular de ensino. É nesse cenário socioeconômico que surgem as novas TICs e que se amplia o seu uso. O ambiente social e econômico herdado dos anos de perda de dinamismo econômico deixa esse legado para a geração de brasileiros que cresce convivendo, ou não, com a existência das novas TICs. Esse legado dificulta a consolidação dos possíveis efeitos positivos das políticas de inclusão digital sobre o padrão de vida material dessas pessoas e sobre sua qualificação profissional.

Justificativa

É cediço que a educação vive de maneira mais eficiente quando se utiliza de todos os campos da tecnologia. A tecnologia aliada à educação facilita a compreensão, oferecendo acesso à informação da forma mais rápida e mantendo os estudantes sempre atualizados e interessados.

O tema do trabalho foi escolhido no intuito, primordial, de se fazer entender a abrangência da tecnologia na educação e, com isso, analisar suas vantagens e desvantagens.

O crescente acesso à tecnologia por pessoas cada vez mais novas vem preocupando uma maioria considerável da sociedade brasileira, portanto, esse trabalho visa, justamente, analisar o melhor modo de inserção da tecnologia na vida das crianças e se a educação é um meio viável e eficiente.

Objetivos

Objetivo Geral

- Conhecer o processo de ensino que faz uso de tecnologias educacionais (computadores e outros), analisando a interação dos professores com os recursos de trabalho, a adaptação e aceitação dos alunos com o uso das mídias em sala de aula.

Objetivos Específicos

- Visitar uma instituição que faça uso de tecnologias educacionais em sua metodologia;

- Identificar os benefícios que o uso de tecnologias educacionais proporciona ao ensino;

- Compreender a visita técnica como base para futuras ações profissionais aos alunos realizadores do trabalho;

- Descrever os fatores que motivaram educadores a fazerem uso de tecnologias no processo de construção do conhecimento;

- Explorar a eficiência da tecnologia como ferramenta do trabalho em sala de aula.

Educação Tecnológica e Mídias Educativas

Não há o que se falar de relação de educação para a informação sem antes entender e relembrar a exigência que gerou no final do século XX, um movimento social, a inserção na sociedade da informação.

A sociedade de hoje conduz os professores para que preparem seus alunos para encarar novas dificuldades a cada dia, por isso é necessário que a escola tenha que se adaptar se desejar sobreviver como instituição educacional. É preciso que existam professores que busquem na tecnologia digital da informação e da comunicação uma melhor qualificação para sua prática pedagógica. A utilização do computador e de ferramentas multimídias, em sala de aula, é um exemplo perfeito da necessidade da mudança da didática dos docentes, porém, é importante entender os benefícios de tais ferramentas. O professor, por outro lado, pode ver todo esse processo como benefício e um acréscimo ao seu trabalho ou pode se sentir ameaçado e acuado por essas mudanças.

Muitos recursos vêm sendo utilizados em sala de aula, as crianças que às vezes não sabem ler ou escrever direito já sabem como utilizar tablets, laptops ou smartphones, que muitos adultos não sabem, mas nem tudo que dizem ser ruim deve-se levar em consideração. Hoje, a relação educação e tecnologia é presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Grinspun (1999), diz que a educação e as políticas de ciências e tecnologias ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas em termos de qualificação dos recursos humanos, exigência de novos padrões de desenvolvimento. Pode-se inferir, portanto, que para a escola cumprir sua responsabilidade social de educar deve-se capacitar entender e utilizar de novas linguagens tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (417.7 Kb)   docx (262.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com