TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS PEDAGOGIA - EDUCACAO DIGITAL POLITICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS

Pesquisas Acadêmicas: APS PEDAGOGIA - EDUCACAO DIGITAL POLITICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  1.760 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de graduação em Pedagogia

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”

São José do Rio Pardo

2013

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de graduação em Pedagogia

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”

Trabalho apresentado a Unip - UNIVERSIDADE PAULISTA, do curso de pedagogia na disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação como Atividade Prática Supervisionada APS-, sob a orientação do professor Eduardo Mendes.

São José do Rio Pardo

2013

AGRADECIMENTOS:

Agradecemos a Deus por nos capacitar para a realização deste trabalho, ao professor Eduardo Mendes, por sua dedicação e paciência em nos ensinar.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Paulo Freire

RESUMO

Em um mundo cada vez mais globalizado fica indispensável à utilização das tecnologias no plano educacional, pois esta passa ser uma ponte de ligação entre a educação e a geração atual. O que não pode ocorrer é ser ignorado o fato das tecnologias estarem fazendo parte do dia-a-dia dos alunos.

A incorporação das TDIC – Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação como instrumento de aprendizagem, vem sendo um desafio para os profissionais da educação. Como adaptar o uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação ao currículo escolar, e transformá-las em um instrumento de apoio usando-a, como estratégia cognitiva na aprendizagem dos conteúdos? Este trabalho busca conhecer e compreender a forma como as tecnologias estão sendo utilizadas na educação brasileira, Diante da chamada “sociedade da informação” e como se dá a capacitação de professores e do corpo docente das escolas públicas para o uso das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem. Outra característica deste trabalho é acompanhar o processo da implementação do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, que na tentativa de inserir essa nova geração na sociedade digital, o Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano na compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais (Ionice Lorenzoni, portal.mec.gov.br ,(02/2012) e no contexto atual: a formação baseada em tecnologias, a ênfase nos materiais instrucionais (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Sumário

Capítulo I – História da tecnologia educacional

Capítulo II – O uso de Tecnologias em sala de aula

Capítulo III – O desafio do uso da TIC ou TDIC na educação

Capítulo IV – O papel do professor com as novas tecnologias

Capitulo V - A estrutura das escolas

Capítulo VI - Distribuição de tablets nas escolas

Capítulo I

História da tecnologia educacional

As práticas educacionais na sala de aula sempre foram apoiadas com a utilização de tecnologias. Nos momentos de leitura, consulta, provas e outras atividades didáticas, foram e ainda são utilizadas, tecnologias tradicionais como o quadro negro, lápis, papéis, livros, carteiras, entre outros.

Com este olhar, percebe-se que as tecnologias estão sempre aliadas a educação. A escola tem assimilado as novas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis para a potencialização das práticas educacionais dentro e fora da sala de aula.

Muitas vezes relacionamos o conceito de "tecnologia" reduzindo às tecnologias digitais. Tecnologias de outras épocas, como o papel e o livro, são vistas quase como naturais. Porém, com uma mudança de perspectiva, vemos que essas tecnologias, como construções humanas, eram revolucionárias em seu tempo e foram assimiladas pelas gerações seguintes.

Hoje, no século XXI, novas tecnologias estão adentrando as escolas para aliar a práticas educacionais e a formação dos alunos. Estas tecnologias são a base de uma nova sociedade, dessa forma, sua aplicação de modo responsável poderá auxiliar os professores no intuito de alcançar essa nova percepção.(QUITES,2013)

Existem muitas formas de compreender a tecnologia, portanto, antes, é necessário conceituar o que podemos entender por este termo.

Conceitualmente, tecnologia é qualquer artefato, método ou técnica criada pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e comunicação mais fáceis ou simplesmente sua vida mais agradável e divertida.

Formalmente, a tecnologia é o emprego de um conjunto de técnicas, mas filosoficamente, a partir da origem da palavra (tecno = técnica + logia = ciência), seria a teoria ou filosofia da técnica.

Por definição, a técnica é um procedimento bem definido e transmissível, destinado a produzir um resultado útil.

Neste sentido, desde os gregos antigos, reflete uma prática consciente, em oposição às atitudes tomadas ao acaso.

A partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com