TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXAME NEUROLÓGICO ORIENTAÇÃO E CONSCIÊNCIA DO PACIENTE

Por:   •  1/3/2020  •  Ensaio  •  3.279 Palavras (14 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 14

5.0 EXAME NEUROLÓGICO

  1. ESTADO MENTAL

🡪 ORIENTAÇÃO E CONSCIÊNCIA DO PACIENTE

-Em relação ao tempo e ao espaço (orientação): perguntar ao paciente que dia é hoje, onde ele está.

-Consciência de si mesmo e do mundo: perguntar qual seu nome, onde ele está.

🡪AVALIAÇÃO DA LINUAGEM: vou avaliar a linguagem do paciente quanto à escrita, desenho, fala ou leitura. Mas tenho que sempre prestar atenção no contexto de vida do paciente: caso eu peça para ele fazer um desenho, ex: relógio com números, ele pode não saber fazer pelo fato de ser analfabeto. O mesmo vai acontecer com escrever uma frase. Porém caso não seja analfabeto, pode ser comprometimento Ex2: pego uma placa e peço para a pessoa ler e fazer o que está sendo pedido nela, exemplo “abra a boca”, se ela abriu a boca, compreendeu a leitura e formalizou o exercício (nesse caso já podemos observar que o paciente não tem lesão nas áreas de linguagem).

*Afasia de Broca: o paciente entende o que você fala, mas não consegue transmitir sua fala. (ela não está desorientada!)

🡪AVALIAÇÃO DE MEMÓRIA: uma forma clássica é dizer 3 palavras distintas (banana, casa árvore). Depois conversa com o paciente sobre outras coisas aleatórias (também pode usar cálculo: usar o menos 7. 100-7; 93-7; 86-7…) depois volto para as palavras que inicialmente pedi, e vejo se ele conseguiu associar.

Esses testes também vão depender de onde e como o paciente se encontra: se estiver na frente de muita gente, ele pode ficar nervoso e travar, consequentemente esquecendo a sequência de nomes (porque ele está sob pressão). Então devemos focar no paciente e no local.

A melhor forma de avaliar também é com ele sentado.

Ex: acompanhante deve ficar calado e não ajudar o paciente “filando” as coisas. Ex: que dia é hoje? O ano que estamos? Onde estamos.... Quem deve responder é o paciente!

Ex: podemos pedir para o paciente dizer a palavra mundo, de trás para frente.

OBS: a maioria das pessoas que estão esquecidas, vão dar alguma desculpa para aquele esquecimento. Ex: filho diz que mãe esqueceu fogo ligado no dia anterior. Ela vai dizer que aquele dia ela estava com muita coisa na cabeça, etc. não devemos absorver por completo o que ela diz, porque eles vão procurar desculpas para justificar!

E caso o paciente vá sozinho para a consulta, pedir que no retorno ele venha com alguém.

  • TESTE DOS PENTAGONOS: você desenha e pede para o paciente repetir o desenho. Eles podem repetir das formas mais variadas possíveis, só que tem que ser DOIS PENTÁGONOS. Se for 2 triângulos, 2 quadrados, está errado. Dessa forma podemos notar desorientação de espaço. [pic 1]
  • TESTE DO RELÓGIO você dá o comando direto, sem pausa: “Você vai desenhar um relógio, com ponteiros e números, e vai apontá-los para 2:45”. O paciente tem que: assimilar a informação que eu dei, ter atenção ao que estou falando e saber construir a informação.

OBS: Esses testes realizados são somados no “teste de minimento”. A partir da soma, posso analisar seu comprometimento neurológico: normal, demência ou até alguma alteração cognitiva. O limite básico vai depender de região para região (localidade). De 27 para cima, é normal.

OBS: não se deve subestimar o paciente. Ele pode fazer o teste de memória muito bem, ter pontuação alta, porém quando vou pedir para ele fazer o teste do relógio ele não faz direito: ele terá uma desorientação de espaço!

E quando o paciente tem baixo nível de instrução, não consegue nem pegar no lápis, temos que analisar outros meios para testá-lo: ex: no teste da contagem, podemos relacioná-lo com dinheiro: “Eu tenho 100 reais, e pago um picolé que custa 7 reais, com quanto fico?” e assim por diante.

SÍNDROME DA NEGLIGÊNCIA não é muito comum. Lesão no hemisfério direito. Daí você passa a não perceber o seu lado esquerdo. Só consegue ver o campo visual do lado direito. Ex: só vê metade de um quadro, de um prato, só faz a barba do lado direito, etc. um dos casos mais graves é chamado de anosognosia: você não reconhece o hemicorpo esquerdo como seu (vai levantar e cai, vê o braço e não reconhece como dele). Geralmente a mais grave está associada à lesão de lobo parietal.

O que se vê com frequência: peço para o paciente fechar os olhos e toco as duas mãos ao mesmo tempo: ele vai dizer que só está tocando na direita. Porém, se eu toco nas duas separadamente, ele vai sentir na direita e na esquerda.

[pic 2]

OBS: Se há alguma suspeita de esquecimento ou alguma coisa que seja comprometimento, temos que investir e investigar o que pode estar causando aquilo. Temos que começar a avaliar das doenças mais frequentes, para as mais raras. Ex: um idoso ter demência é mais frequente do que um adulto de 45 anos.

  1. PARES CRANIANOS 

🡪 NERVO TRIGÊMIO: Divide-se em Função motora e função sensitiva

        Função motora: vamos analisar a força da mastigação unilateral colocando uma espátula de madeira (vai morder dos dois lados e compara). Pode ser problema no nervo ou no próprio músculo. Numa lesão de trigêmeo podemos analisar: dificuldade de lateralização da mandíbula; desvio da mandíbula para o lado da lesão com abertura da boca; debilidade do lado lesado para trincar os dentes;  

        

        Função sensitiva: ele vai inervar a hamiface ipsilateral (ramos oftálmico, maxilar e mandibular). Para examinar vamos passar algodão de um lado e do outro da face (tátil), podemos pegar um palito de dente e “furar” a pele (dolorosa), e para térmica, de forma mais prática, podemos pegar o diapasão e colocar no ar condicionado por um tempo, com isso ele vai ficar gelado e é só colocar no rosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (798.5 Kb)   docx (709.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com