TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elimine substâncias tóxicas do metabolismo

Tese: Elimine substâncias tóxicas do metabolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

1. Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano,Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo, Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo, Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos, Produção de hormônios: Eritropoetina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas, Produção de urina para exercer suas funções excretórias.

2. Secreção – remove moléculas selecionadas do sangue, acrescentando-as ao líquido filtrado do lúmen. Processo mais seletivo e envolve transportadores de membrana Reabsorção – Movimento que leva o material filtrado de dentro do lúmen do néfron de volta para o sangue. Capilares peritubulares. Filtração – movimento do fluido do sangue para dentro do lúmen do néfron. Ocorre no corpúsculo renal

3. É importante pois é um mecanismo complementar a da filtração. A secreção se dá em estruturas pós-glomerulares, é importante nos processos de regulação do meio interno.

4. é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor.

5. 1º O sangue entra pela artéria aferente passa pelos capilares glomerulares, sai pela artéria eferente, e circula com íntima proximidade com o setor urinário, dividindo seu fluxo entre os capilares peritubulares , (por onde passa a maior parte) e pelos vasos retos 2º Em seguida os dois fluxos desembocam na veia renal, voltando á circulação venosa geral. Ao passar pelo glomérulo, uma fração de água, e pequenos solutos, passa pela membrana filtrante, deixando um sangue enriquecido em proteínas, passar pela artéria eferente. Ocorreu a filtração.3º O líquido filtrado é contido pela cápsula de Bowman, que é impermeável, e envolve o glomérulo. Daí, o fluxo filtrado se desloca para os túbulos proximais, alça de Henle, e passa aos tubos distais, e daí ao tubo coletor.No trajeto entre os túbulos proximais e tubo coletor ocorrem os mecanismos de Reabsorção e Secreção.Na reabsorção, parte dos componentes do filtrado volta ao setor sanguíneo e na secreção, ao contrário, substâncias do setor A vão para o setor urinário. Ao fim dos tubos coletores, já praticamente como urina o fluido passa aos cálices ureteres e bexiga. Está formada a urina.

6. a reter dentro do sistema vascular, componentes celulares e proteínas de alto, e médio, peso molecular enquanto fornece um líquido tubular. Esse líquido, no início, se assemelha ao plasma (composição basicamente aquosa). A filtração glomerular é o processo pelo qual se forma o filtrado glomerular, ou líquido tubular inicial.

7. O primeiro se refere à troca de íon sódio (Na+) pelo íon hidrogênio (H+), nos túbulos, como parte dos mecanismos de regulação renal do equilíbrio ácido-básico. Quando há necessidade de eliminar íon hidrogênio, os túbulos secretam ativamente o hidrogênio para a luz, dentro do filtrado e, em troca, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com