TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem Da Familia

Artigo: Enfermagem Da Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  9.478 Palavras (38 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 38

Agradecimentos

Aos meus familiares pelo carinho, atenção e estimulo para os estudos.

A professora Claudia Goto, nossa orientadora pela disponibilidade e apoio constante, força e revisão.

A Ana, Emily, Eva, Marcos, Juliete, Tielly, Áurea, Fátima, Valdeir, Wilson e demais colegas de curso pela convivência sadia.

A faculdade UNIP pela oportunidade de aprender e produzir o presente trabalho.

Feliz aquele que ensina o que sabe e aprende o que ensina.

(Cora Coralina)

RESUMO

A disciplina Enfermagem da Família trata dos princípios teóricos para atuação colaborativa do enfermeiro junto à família nas situações de tomadas de decisões familiares, compreenderem os processos utilizados pelas famílias para promover o bem estar de seus membros, identificarem as demandas de cada fase do ciclo vital da família, construir genograma e ecomapa, identificar a influencia de crenças e valores nas tomadas de decisões familiares, listarem recursos e estratégias adotados pela família para resolução de problemas familiares, identificarem estratégias de interação com a família que favoreçam a construção de um contexto favorável para o cuidar colaborativo, identificar as necessidades do cuidar em família frente à morte de um de seus membros, cuidados paliativos, atenção domiciliar.

Palavras chaves: a família, morte, cuidados paliativas, profissional de enfermagem

ABSTRACT

The discipline of Family Nursing addresses the theoretical principles to work collaboratively with the nurse in the family situations of family decision making, understand the processes used by families to promote the welfare of its members, to identify the demands of each life cycle stage family, build genogram and eco-map, identify the influence of beliefs and values in making family decisions, listing resources and strategies adopted by the family to resolve family problems, identify strategies for interacting with the family to promote the construction of a favorable context for the collaborative care, identify the needs of family care in front of the death of one of its members, palliative care, home care.

INTRODUÇÃO

A enfermagem da família é uma teoria complexa, que estuda e cuida, com a colaboração dos enfermeiros cooperando e cuidando da família. Apoiando assim, a família junto à enfermagem, a OMS (Organização Mundial da Saúde); A política nacional de humanização em saúde;

Programa de atenção domiciliar, e o PSF enfermeiro no programa de saúde da família assim cuidando de doenças e problemas ao lado da família.

OBJETIVO

Dada à ênfase atual na questão família neste trabalho, trouxemos a discussão alguns conceitos que fundamentam a abordagem sistêmica em cuidados de enfermagem, que tem como principal instrumento a entrevista com a família. Os conceitos discutidos são: sistema, ser humano, família, saúde familiar, intervenção de enfermagem,

O objetivo foi oferecer uma visão dos conceitos principais e de sua aplicabilidade na Enfermagem.

JUSTIFICATIVA

Vivemos em um mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada. Estamos sempre correndo, preocupados com o tempo que se tornou curto, em relação à quantidade de tarefas que temos a realizar, e com isso, acabamos esquecendo, de coisas importantes. Não paramos para refletir se tudo o que fazemos é realmente necessário. É neste contexto que se encontra a família.

O objetivo desse trabalho é focar as práticas de educação em saúde, desenvolvidas pelos enfermeiros que atuam na estratégia da saúde da família. Servem, para identificar as demandas de cada fase do ciclo vital da família, construir genograma e ecomapa, identificar a influencia de crenças e valores nas tomadas de decisões familiares, listarem recursos e estratégias adotadas pela família para redução de problemas familiares, identificarem estratégias de interação com a família que favoreçam a construção e um contexto, para o cuidar paliativo, identificar as necessidades do cuidar em família frente à morte de um de seus membros: cuidados paliativos e atenção domiciliar.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória.

O material consultado foi obtido através de consulta de bibliotecas virtuais.

Foram utilizados livros e artigos relacionados à temática investigada.

SUMÁRIO

1 - Capitulo 1 – Resumo das principais Conferencia Internacional da OMS sobre população e desenvolvimento.............................................................................pg. 11.

2 - Capitulo 2 – A família no modelo da teoria Geral dos Sistemas: princípios básicos

3 - Capitulo 3 – Rede Social: construção do mapa familiar

4- Capitulo 4 – Genograma e Ecomapa

5 - Capitulo 5 – Política Nacional de Humanização em Saúde: Conceitos de Acolhimento e Vinculo no trabalho em família.

6 - Capitulo 6 – Os estágios do Ciclo Vital da Família

7 - Capitulo 7 – O cuidar da família – princípios da entrevista com família

8 - Capitulo 8 – As crenças e valores das famílias nos diferentes níveis sociais

9 - Capitulo 9 – A família frente à situação de doença aguda e crônica de um de seus membros

10 - Capitulo 10 – A família e os ritos de passagem

11 - Capitulo 11 – A família frente à morte de um de seus membros

12 - Capitulo 12 – A Família e a espiritualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com