TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica Enfermagem em Saúde da Família

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ENFERMAGEM

Disciplina: Enfermagem em Saúde da Família

Professora:

Visita técnica

São Gonçalo

2015

Visita técnica

Localização

A visita foi realizada no dia 16 de Abril de 2015, no Centro Municipal de Saúde São Francisco de Assis, Rua Afonso Cavalcanti, 20- Cidade Nova.

Área da Unidade

Composta de 07 salas, sendo 01 sala para cada equipe, 01 sala de procedimento, 01 sala de acolhimento, 01 sala do gestor, 01 sala administrativa.

Funcionamento

A unidade funciona de segunda a sexta-feira de 08h00 as 19:00 horas.

Gerente da unidade

Enfermeiro Elberth Bernoulli.

Número de usuários da área adscrita.

12.000 mil habitantes

Imunização

Não existe sala de vacina na unidade, devido ao espaço físico restrito. As crianças têm como referência para vacinação O PSF Marcolino Candau, localizado próximo à unidade.

Observação: A unidade realiza campanhas periódicas de vacinação; Neste momento os profissionais observam se as vacinas estão sendo realizadas nas respectivas datas.

Composição da Equipe

Total de equipes: 03

18 ACS (agente comunitário de saúde), sendo 06 em cada equipe.

03 técnicas de enfermagem

03 enfermeiros

03 médicos

Atribuições específicas de cada profissional da Equipe

Agente comunitário de saúde: Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; Trabalhar com adscrição de famílias em área definida; Orientar as famílias quanto aos serviços de saúde disponíveis; Realizar atividades de promoção de saúde; realizar visita domiciliar as famílias de sua microárea (média de 01 visita por mês a cada família da microárea).

Técnico de enfermagem: Realizar atividades de promoção de saúde; Realizar procedimentos regulamentos no exercício de sua profissão na unidade ou no domicílio; Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da unidade; Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente.

Enfermeiro: Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e quando necessário no domicílio ou demais espaços comunitários, em todas as fases do desenvolvimento humano (infância, adolescente, adulto e idoso); Realizar atividades programadas; Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde em conjunto com outros membros da equipe.

Médico: Realizar atividades a saúde aos indivíduos sob sua responsabilidade; Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e quando necessário no domicílio e demais espaços comunitários; Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; Encaminhar, quando necessário, usuários a especialidades médicas, respeitando fluxo local; Contribuir, realizar e participar das atividades de educação permanente de todos os membros da equipe.

Organização do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com