TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM FRENTE À FAMÍLIA DO RN EM ASSISTÊNCIA NA UTIN

Por:   •  16/10/2017  •  Artigo  •  6.230 Palavras (25 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC

ALINE MOREIRA SIGESMUNDO SILVA

A COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM FRENTE À FAMILIA DO RN EM ASSISTÊNCIA NA UTIN

COLATINA

2014


ALINE MOREIRA SIGESMUNDO SILVA[pic 1]

A COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM FRENTE À FAMILIA DO RN EM ASSISTÊNCIA NA UTIN

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao curso de Enfermagem, do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, sob orientação do Professora Maristela Carneiro Lupi, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Enfermagem.

COLATINA

2014

ALINE MOREIRA SIGESMUNDO SILVA

A COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM FRENTE À FAMILIA DO RN EM ASSISTÊNCIA NA UTIN

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao curso de Enfermagem, do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, para a obtenção do Título de Bacharel em Enfermagem

ORIENTADOR

_________________________________________________        ________________

        Nota

AVALIADOR

_______________________________________________________       ____________________

Colatina, ________ de __________________ de 2015.

DEDICATÓRIA


Lista de Figuras


SUMÁRIO

RESUMO        7

INTRODUÇÃO        8

1 CONCEITO DE COMUNICAÇÃO        9

1.1 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO        11

2 UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL        13

2.1 A EQUIPE DE ASSISTÊNCIA NA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL        16

3 O RECÉM-NASCIDO E SUAS CARACTERÍSTICAS        17

4 A ABORDAGEM DA ENFERMAGEM A FAMÍLIA DO RECÉM NASCIDO EM ASSISTÊNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL        18

4.1 A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E FAMILIARES NO PROCESSO DE INTERNAÇÃO OU A ENFERMAGEM COMO FACILITADORA NO VINCULO FAMILIAR.        18

5 COMUNICAÇÃO DE ENFERMAGEM        20

6 A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PREPARO DA FAMÍLIA PARA CONTINUIDADE DO TRATAMENTO EM DOMICILIO        22

REFERÊNCIAS        25


RESUMO


INTRODUÇÃO


1 CONCEITO DE COMUNICAÇÃO

A comunicação é definida como “ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer seja por meio de linguagem falada ou escrita, ou por meio de outros sinais, signos, símbolo, quer de aparelhagem técnico especializado, sonoro e/ou visual”. Trata-se de um ato criativo que envolve a troca de informações entre pessoas, tendo como finalidade básica, entender o mundo, manter relação com outros e buscar transformar a si mesmo (KNOBEL, 2008).

A palavra comunicação tem origem do termo latim “communis”, que significa comum, logo, a comunicação estabelece algo em comum com o outro. É um processo no qual envolve transmissão e recepção da mensagem entre uma fonte emissora e destinatário receptor, onde as informações são transmitidas por meio de recursos físicos, quer seja pela fala, audição, visão, entre outros. (SAQUETO, 2006).

A comunicação é um ato criativo, não é apenas a existência de um agente emissor ou receptor, mas um sistema de interação e reação onde ocorre troca entre as pessoas, um processo mútuo que gera mudanças na forma de pensar, sentir e atuar das pessoas envolvidas (SILVA, 1996).

A comunicação é o meio utilizado nas ações cotidianas do ser humano, onde são compartilhadas idéias, fatos, acontecimentos, o que permite que haja interação entre pessoas, desta maneira, encontra-se sujeito a ser aprovado ou reprovado por outros na troca de informações, o que determina a sensação de segurança e/ou satisfação, bem como o seu ajuste no meio a que está inserido (FERREIRA et al., 2009).

Segundo Potter e Petter (2004), para que ocorra uma melhor comunicação é necessário conhecer os principais componentes desse processo: o emissor (que emite a mensagem), o receptor (que recebe a mensagem) e a mensagem (informação transmitida do emissor ao receptor), sendo assim, o emissor envia a mensagem ao receptor dando inicio a comunicação, mas para que esta se torne efetiva é necessário que seja transmitida de forma clara e organizada, permitindo o entendimento do receptor e este tenha participação no processo de comunicação.

O processo de comunicação vai além de expressões de sentimentos e experiências, ou de uma simples informação que é dada a uma pessoa. A comunicação é qualquer tentativa de fazer o outro entender. Para se comunicar é necessário o uso de quatro procedimentos básicos: escutar, entender, falar e deixar de falar. Uma das maiores dificuldades na comunicação está relacionada ao uso destes procedimentos, pois escutar requer deixar de falar, entender exige compreender os vários tipos de linguagem, falar consiste em expressar sua percepção e deixar de falar pode muitas vezes evitar conflitos (SALOMÉ, 1995).

A comunicação possui várias funções, dentre elas, a de investigação (na busca de dados sobre o paciente), de informação (troca de mensagens entre emissor e receptor), de persuasão (gera mudança de comportamento do receptor) e de entretenimento (como meio de diminuir a apreensão, favorecendo a interação entre emissor e receptor). E para que ocorra a comunicação, não basta somente ter boas intenções, pois isso não garante sua eficácia. Quando atingimos a comunicação eficaz, o outro reage da maneira como se espera, caso contrário, cabe ao emissor à responsabilidade de reajustar seu comportamento diante da mensagem emitida, proporcionando assim que ocorra de fato a comunicação (OLIVEIRA et al, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (319.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com