TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagm Eletro Cauterio

Artigo: Enfermagm Eletro Cauterio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 12

183

ABCD Arq Bras Cir Dig Artigo de Revisão

2010;23(3):183-186

RISCO DO USO DO ELETROCAUTÉRIO EM PACIENTES PORTADORES DE ADORNOS METÁLICOS

Risk of the use of electrocautery in patient with metallic ornaments

Cristina Toledo AFONSO, Alcino Lázaro da SILVA, Dreyfus Silva FABRINI,

Carla Toledo AFONSO, Marcelo Giusti Werneck CÔRTES, Ludmila Leite SANT’ANNA

Trabalho realizado no Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

DESCRITORES - Eletrocirurgia. Eletrocoagulação. Ética médica.

RESUMO - Introdução - A eletrocirurgia é tecnologia conhecida há longo tempo que, atualmente, tem adquirido cada vez mais destaque. Apesar disso, ainda apresenta vários riscos quanto à sua utilização. Várias lesões podem ser causadas por eletrocautérios, sendo as queimaduras a complicação mais frequente. Nem sempre existe a cooperção do paciente frente a medidas preventivas. Método – Revisão da literatura pertinente em função de questionamento jurídico de paciente que se negou a retirar seus ornamentos no início de procedimento cirúrgico, já estando ela na sala de operações. Conclusão - É essencial o conhecimento dos fundamentos da eletrocirurgia, seu uso correto, equipamento seguro, monitoramento constante e investigação imediata diante de quaisquer suspeitas, para minimizar o risco de acidentes em paciente com adornos metálicos, e a cooperação do paciente na obediência das medidas preventivas de acidentes deve ser obrigatória.

ABSTRACT - Introduction - Electrosurgery technology is known in a long time ago, and has gained increasing prominence. Nevertheless, it still presents many risks as to its use. Several lesions can be caused by electrocautery, and burns are the most frequent complications. There is not always patient’s cooperation regarding preventive measures. Method - Review of relevant literature on the basis of legal questioning of a patient who refused to remove their ornaments at the beginning of surgery, being already in the operating room. Conclusion - It is essential to have the knowledge of the fundamentals of electrosurgery, its correct use, safety equipment, constant monitoring and immediate investigation to minimize the risk of accidents in patients with metal ornaments, and patient cooperation in obeying the preventive measures of accidents should be mandatory.

Correspondência:

Alcino Lázaro da Silva,

e-mail: franciscoalberto@superig.com.br

Fonte de financiamento: não há

Conflito de interesses: não há

Recebido para publicação: 28/06/2010

Aceito para publicação: 23/07/2010

HEADINGS – Electrosurgery. Electrocoagulation. Ethics, medical.

ABCDDV/725

INTRODUÇÃO

O uso terapêutico da cauterização já é conhecido há longo tempo e remonta à época de Hipócrates. Atualmente, a eletrocirurgia tem adquirido cada vez mais destaque e vem se tornando tecnologia amplamente utilizada nas salas de cirurgia. Apesar disso, ela ainda apresenta vários riscos para o paciente, o cirurgião e toda a sua equipe.

As principais complicações relacionadas ao uso de eletrocautérios são queimaduras, explosões de misturas combustíveis, incluindo gases anestésicos e intestinais, estimulação de tecidos excitáveis e interferência com instrumentos e marca-passos. A queimadura, entretanto, é a complicação mais frequente8,13.

O cirurgião e sua equipe não precisam conhecer todos os pormenores da eletrocirurgia, mas devem entender o seu funcionamento e alguns de seus princípios, bem como conhecer medidas preventivas e ações corretivas que devem ser empregadas na minimização do risco de lesões desnecessárias.

MÉTODO

Revisão da literatura referente aos principais métodos utilizados em centros cirúrgicos foi motivada por um caso de mulher de 55 anos, em pré-

ABCD Arq Bras Cir Dig 2010;23(3):183-186

184

operatório para colecistectomia videolaparoscópica. Ela teve sua operação suspensa, minutos antes de ser iniciada, em razão da recusa de retirar os anéis metálicos de seus dedos devido à incapacidade de o fazer sem danificá-los. Com base no ocorrido, a paciente moveu consulta ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, questionando a real necessidade de se retirar adornos metálicos para realização de operações que utilizam o eletrocautério.

O questionamento da paciente e a escassez de produção científica relacionada ao uso da eletrocirurgia motivou a elaboração deste trabalho, que visa a discutir os aspectos relacionados às complicações e ao emprego adequado dessa tecnologia.

RESULTADOS

O princípio da eletrocirurgia baseia-se na passagem de uma corrente elétrica de alta frequência pelos tecidos-alvo. A corrente elétrica, que é produzida por um gerador e liberada através de um eletrodo ativo, percorre o corpo do paciente e sai através de um eletrodo neutro ou dispersivo (placa de dispersão). Ao encontrar a resistência do tecido humano, essa corrente elétrica é transformada em calor. Vários efeitos terapêuticos, seja de corte ou de coagulação, podem ser alcançados, dependendo da aplicação do calor. Tais efeitos dependem da resistência dos tecidos, do tempo da exposição, da superfície exposta e da densidade da corrente elétrica14.

A densidade da corrente, definida como a quantidade de eletricidade que flui através de uma área do tecido, é o mais importante conceito na compreensão da eletrocirurgia, uma vez que o tecido exposto à maior densidade de corrente sofrerá maiores efeitos. Aspecto importante da densidade se reflete na escolha do local em que é colocada a placa de dispersão. Por exemplo, se ela é colocada próximo ao campo operatório, menor quantidade de energia é perdida no circuito e, assim, densidades de corrente menores são necessárias para se alcançarem os efeitos desejados no tecido. Por outro lado, se a placa for colocada mais distante, maior quantidade de energia será perdida, devido à resistência do corpo, o que exige maiores densidades e acarreta maiores riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com