TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRO EM ARAGUAÍNA/TO

Dissertações: GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRO EM ARAGUAÍNA/TO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2014  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRO EM ARAGUAÍNA/TO

Lucas Canale Miola (PG)

Sânio Douglas Pereira de Sousa (G)

Adelane Pereira Reis Guadajajara(G)

Degson Ferreira (PG)

RESUMO

Embora a lucratividade seja objetivo de uma organização, muitos são os elementos que corroboram para o sucesso de uma empresa, dentre eles, a gestão de pessoas. Apesar da mecanização e advento de inúmeras tecnologias, o espaço organizacional não deixa de ser composto por material humano, que requer gerenciamento e gestão adequada. O presente estudo tem por foco analisar como funciona a gestão de pessoas em uma conceituada empresa de Móveis e Eletro em Araguaína/ TO. Trata-se de uma empresa de referência neste município e no estado, que atrai grande contingente de pessoas interessadas em suas vagas de trabalho. São objetivos desta pesquisa: descrever quem são as pessoas que trabalham na organização; entender o que as pessoas fazem na organização; identificar as formas de manutenção de pessoal na empresa; elucidar os meios utilizados para preparar e desenvolver o pessoal e analisar os instrumentos de monitoração utilizados pela empresa. Utilizou-se como fundamento de análise a matriz teórica dos cinco processos básicos de gestão de pessoas proposto por Chiavenato (2009), que compreende: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. A perspectiva de investigação nesta empresa é qualitativa de cunho descritivo, adotando-se como procedimento metodológico o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se da aplicação de formulários com perguntas abertas ao responsável pela organização. Concluiu-se com isso que a gestão de pessoas deve ser aplicada em sua totalidade (do início ao fim), o que favorece a maior produtividade e lucratividade à empresa, bem como, maior satisfação do colaborador e resultados mais eficazes ao consumidor.

Palavras chave: Desenvolvimento de pessoal; Gestão de pessoas; Processos de gestão de pessoas; Produtividade.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo analisar o funcionamento da gestão de pessoas em uma conceituada empresa de móveis e eletro, em Araguaína/ TO.

Para tanto, foi aplicado formulário de pesquisa juntamente ao responsável pela empresa que fez considerações gerais ao funcionamento organizacional, bem como considerações pontuais, voltadas especificamente aos processos básicos de gestão de pessoas.

Concomitante à atividade de campo, buscou-se elementos teóricos capazes de fundamentar a importância da adoção de políticas de Recursos Humanos (RH) adequados, com vistas não só a garantia de sucesso, como também a satisfação do colaborador.

Ressalta-se que foi utilizado como parâmetro de análise o quadro dos cinco processos básicos de gestão de pessoas desenvolvido por Idalberto Chiavenato (2009), com o intuito de visualizar na prática aquilo que diz a teoria da Administração e de Recursos Humanos.

GESTÃO DE PESSOAS

É sabido, que muito embora, o objetivo de uma organização seja a lucratividade, muitos são os elementos que corroboram para o sucesso de uma empresa, dentre eles, a gestão de pessoas.

Mesmo com a mecanização e advento de inúmeras tecnologias, o espaço organizacional não deixa de ser composto por material humano, que evidentemente, necessita de gerenciamento e de gestão adequada.

Muito se ouve falar que trabalhar com pessoas não é tarefa fácil, e, de fato, não o é. Empreende desafio do gestor, visão estratégica, requintes diplomáticos e, sobretudo, sensibilidade de saber que por trás da técnica há um ser humano.

Para Chiavenato (2005, p.9) gestão de pessoas “é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações”.

De acordo com Chiavenato (2009) são objetivos da gestão de pessoas dentro de uma organização:

 Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

 Proporcionar competitividade à organização;

 Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;

 Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;

 Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

 Administrar a mudança;

 Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Enfim, a idéia central desta linha de gestão é, justamente, superar uma visão “coisificada” do ser humano, que passa a ser compreendido na medida de suas emoções, limitações e motivações, como bem elucida. Oliveira (2007):

A gestão de pessoas auxilia na percepção do indivíduo que compõe a empresa, como é o seu comportamento, os seus anseios e as suas necessidades. Os indivíduos, diferentemente das máquinas ao vivenciarem a rotina diária podem oscilar muito em relação aos seus objetivos profissionais.

Assim, se após revoluções industriais e tecnológicas o ser humano passou a aprender a conviver e dominar a máquina, chegou a hora de saber a conviver com o próximo.

Ante este quadro é que surgem as relações que se estabelecem no interior da empresa, não apenas as pautadas em hierarquia, como também aquelas que se orientam de forma horizontalizada e que exteriorizam, para além da competitividade, a essência cooperação.

Verifica-se que os cargos hierarquicamente superiores, são em regra, os que maiores exigências sofrem neste sentido. O poder recebido, inevitavelmente mexe com ânimos e vaidades, que se mal administrados dentro de uma organização, findam por promover um verdadeiro caos.

Associado a isso se ligam também aspectos relacionados à motivação e condições de trabalho. Abordando este tema, a autora ora citada, coloca:

Propiciar boas condições de trabalho que objetive a qualidade de vida do colaborador é essencial não só para o funcionário desempenhar bem as tarefas que lhe são atribuídas, mas também para auxiliar como fator de motivação para o trabalho. Os indivíduos tendem a se desmotivar muito rapidamente, seja pelas condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com