TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletro Imã

Exames: Eletro Imã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário:

Resumo ............................................................................................... 02

Objetivo ............................................................................................. 03

Introdução ........................................................................................... 04

Parte experimental ............................................................................. .06

Resultado e discussão ......................................................................... . 07

Conclusão ............................................................................................. 08

Referencias ........................................................................................... 09

Resumo:

O princípio do experimento é demonstrar a corrente elétrica gerando um campo magnético. Enrolamos um pedaço de fio condutor (cobre) em um prego e o ligamos a uma pilha fazendo com que passe corrente pelo fio. Nesta configuração geométrica do fio condutor, a corrente elétrica gera um campo magnético, ficando a ponta do prego com uma polaridade e a cabeça do prego com outra, como se fosse um ímã natural, podendo visualizar isto aproximando a ponta magnética do prego a objetos metálicos.

Objetivo

Mostrar um dos conceitos fundamentais da física sobre o eletroímã, e como realizar um experimento onde podemos visualizar o campo magnético formado.

Introdução

Os ímãs têm 2 lados, normalmente marcados com "norte" e "sul", e eles atraem coisas feitas de ferro ou aço. Provavelmente você sabe a lei fundamental de todos os ímãs: os lados opostos se atraem e os iguais se repelem. Por isso, se tiver 2 barras de ímã com extremidades marcadas "norte" e "sul", a extremidade norte de um ímã irá atrair a extremidade sul do outro. Por outro lado, a extremidade norte de um ímã irá repelir a extremidade norte do outro (e de maneira semelhante, a sul de um irá repelir a sul do outro).

Um eletroimã é muito semelhante, exceto pelo fato de que é "temporário", ou seja, o campo magnético só existe quando a corrente elétrica está passando.

Um eletroímã começa com uma pilha ou bateria (ou alguma outra fonte de energia) e um fio. O que a pilha produz são os elétrons.

Se você olhar qualquer pilha D (uma pilha de lanterna, por exemplo), dá para ver que há duas extremidades, uma marcada com um sinal de mais (+) e outra marcada com o sinal de menos (-). Os elétrons estão agrupados na extremidade negativa da pilha e, podem fluir para a extremidade positiva, com o auxílio de um fio.

Se você conectar um fio diretamente entre os terminais positivo e negativo de uma pilha, três coisas irão acontecer:

• Os elétrons irão fluir do lado negativo da pilha até o lado positivo o mais rápido que puderem;

• A pilha irá descarregar bem rápido (em questão de minutos). Por esse motivo, não costuma ser uma boa idéia conectar os 2 terminais de uma pilha diretamente um ao outro, normalmente, você conecta algum tipo de carga no meio do fio. Essa carga pode ser um motor, uma lâmpada, um rádio;

• Um pequeno campo magnético é gerado no fio. É esse pequeno campo magnético que é a base de um eletroímã.

Os eletroímãs têm inúmeras aplicações, desde em instalações delicadas, como telégrafos, telefones e campainhas, até em grandes instalações industriais. Veremos, a seguir, exemplos de utilização de eletroímãs.

A figura abaixo mostra o formato do campo magnético ao redor do fio. Nessa figura, imagine que você cortou o fio e está olhando para ele a partir de sua ponta. O círculo verde na figura é o corte transversal do fio. Um campo magnético circular se desenvolve ao redor do fio, como mostrado pelas linhas circulares na ilustração abaixo. O campo fica mais fraco conforme se afasta do fio (as linhas de campo ficam mais afastadas umas das outras conforme se distanciam do fio). É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com