TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRO ZEMA

Casos: ELETRO ZEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 12

Diante de grandes transformações a gestão de Recursos Humanos cada vez mais supre as necessidades das empresas, tanto na capacidade de competividade como longevidade junto ao mercado em que está inserida, sendo uma ferramenta indispensável, e quando bem composta de fundamentos atingindo resultados com eficácia.

O objetivo deste trabalho é mostrar através da análise e comparação de uma pesquisa com as empresas Eletrozema LTDA e Cia. De Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, entender sobre como feito o trabalho dentro de cada uma em relação às disciplinas estudadas no semestre. Conheceremos um pouco mais sobre cada uma dessas disciplinas e apontaremos soluções para um trabalho cada vez mais eficaz dentro dessas empresas.

2 CONHECENDO A EMPRESA ELETROZEMA LTDA

A primeira empresa na qual falaremos é Eletrozema LTDA, com matriz na cidade de Araxá MG e sedes em mais de 390 cidades dos estados de MG, GO, SP, BA e ES. Empresa no comércio de móveis e eletrodomésticos conta com aproximadamente 6057 funcionários, divididos em um total de 123 cargos descritos, sendo compostos por três itens, descrição sumária, descrição detalhada e perfil técnico.

Fonte: Eletrozema Araxá (2011)

Recrutamento e Seleção: O processo de recrutamento e seleção é feito por profissionais da área de recursos humanos, totalmente treinados e capacitados para exercer tal função. São utilizados os processos de recrutamento interno e externo, sendo que para o recrutamento interno são utilizados anúncios nos quadros de aviso e divulgação na intranet, e para o recrutamento externo utilizam-se os anúncios em mídias e principalmente site do grupo. As etapas normalmente utilizadas para o processo seletivo são análise de currículos, entrevista, avaliações de conhecimentos gerais, dinâmicas e para alguns cargos aplica-se provas práticas.

Remuneração e Benefícios: Como benefícios para seus funcionários a empresa oferece vale alimentação e vale transporte, assistência médica e odontológica, ajuda nos estudos para funcionários com mais de cinco anos de empresa, auxilio funerário e auxilio maternidade. Em questão aos planos de cargos e salários a empresa só adota para os setores administrativos na matriz da empresa. Para equiparar os salários pagos pela empresa com os salários pagos pelo mercado a empresa sempre que identifica um desequilíbrio interno, realiza pesquisa através de consultoria (quando envolve um maior número de cargos), contatos informais em empresas do mesmo segmento (quando envolve um menor número de cargos), considerando sempre empresa com mais ou menos o mesmo número de funcionários e faturamento. Para o aumento salarial serão considerados tempo de empresa e experiência no cargo, carga horária de cursos e afins para o cargo que ocupa, escolaridade, avaliação de desempenho e cumprimento de metas.

Auditoria em RH: O grupo participa de auditorias para certificações anualmente. Para obter êxito, são adotados processos de acompanhamento baseados em pesquisas internas e também feito um trabalho de correção mediante relatório emitido pelo órgão auditor que aponta as deficiências, para que no próximo ano apresentem as correções. Devido ao tamanho da empresa e quantidade de processos e informações que circulam todos os dias e em todas as áreas, todo o acompanhamento é realizado através de sistemas integrados de gestão que fazem a ligação dos dados e facilitam assim o monitoramento e tomadas de decisão. Todas as informações são tratadas como parte de todo, colaborando para que as informações de resultados sirvam para adequações necessárias a serem feitas em processo administrativos e de gestão de pessoas alinhando assim todos os trabalhos. A empresa oferece cursos em diversas áreas e reciclagem uma vez ao ano para algumas áreas em específico, para que assim os funcionários estejam sempre por dentro de quaisquer mudanças que possam acontecer.

Direito e Legislação Trabalhista: Em relação aos direitos trabalhistas a empresa adota o banco de horas onde o funcionário deve compensa-las em um período máximo de um ano e não deixando que ultrapasse duas horas por dia durante o mês. Em questão as demissões e ações trabalhistas não ocorreram nos últimos anos demissões por justa causa e o percentual de ações não ultrapassa 3%. A empresa sempre cumpre com as normas evitando assim futuras ações ou multas por parte da fiscalização, outro ponto que se deve da atenção é o período de férias de cada funcionário. Ao final de todo ano os gestores se reúnem com seus funcionários e agendam a data do período de férias de cada um, sendo que será permitido o funcionário que preferir vender 10 dias de suas férias. A empresa adota procedimentos de maneira que todo o processo desde recrutamento, remuneração, auditoria e direitos trabalhistas sejam implantados dentro das leis fazendo assim que a empresa esteja sempre nos padrões.

3 CONHECENDO A EMPRESA CEDRO E CACHOEIRA

Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira é uma empresa têxtil localizada na cidade de Caetanópolis MG, possui aproximadamente 497 funcionários, a empresa possui descrição dos seus cargos e essa é composta pelos seguintes itens: Título do cargo, identificação (área, diretoria/gerência, cargo do superior imediato local), atribuições/tarefas/responsabilidade: (descrição sumária, descrição detalhada,desafios,contatos,requisitos mínimos).

Fonte: Cedro (2010)

Recrutamento e seleção: O processo de recrutamento e seleção é feito por profissionais da área de psicologia, através de processo seletivo interno e externo, sendo que, o recrutamento externo normalmente é utilizado para as vagas operacionais ou especializadas desde que não tenha funcionários que preencham os requisitos da vaga, já para o recrutamento interno as vagas poderão ser preenchidas pelos funcionários caso preencham os requisitos exigidos para o cargo. Os métodos utilizados para o recrutamento externos são indicações de colaboradores através do “Programa de Apadrinhamento”, banco de talentos da empresa, divulgação na mídia, agências recrutadoras. Já para o interno as vagas são divulgadas nos quadros de aviso da empresa. As etapas normalmente utilizadas no processo seletivo são: análise de currículos, testes psicotécnicos, dinâmicas, entrevista técnica. O resultado dos testes são avaliados, considerando a média do grupo para seguir para a próxima etapa ou pode ser determinada de acordo com a vaga. Para as vagas operacionais, o candidato deverá obter percentual mínimo definido pela empresa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com