TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemia

Pesquisas Acadêmicas: Epidemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda os temas de epidemia que é a propagação, numa comunidade, de uma doença infecciosa que afeta uma parte significativa da população da comunidade. Refere-se também a endemia que é uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa endêmica. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.

Diz respeito a pandemia que é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo. Trata-se também de incidência que é referir-se a número de novos casos surgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.

E também esta se tratando de prevalência que é os estudos descritivos populacionais mais amplamente difundidos e publicados em epidemiologia. Todos esses temas tratados na disciplina de enfermagem.

2 Epidemia

É uma alteração, espacial e temporalmente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação

progressiva, inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença ultrapassando e reiterando valores acima do

limiar epidêmico estabelecido.”Para ser determinada é preciso que haja vigilância e controle: coleta de dados bioestatísticos, cálculo de coeficientes, adoção de um limiar epidêmico convencionado e acompanhamento permanente da incidência através de diagramas de controle.

A epidemia é restrita a um intervalo de tempo, marcada por um começo e por um fim, pode durar poucas horas, dias ou décadas”; contrariamente a endemia que é ilimitada.

A gripe aviária, por exemplo, é uma doença “nova” que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia

Endemia

É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.

No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença.

Pandemia

A maior pandemia da história foi o surto de Influenza, conhecido por gripe espanhola, que ocorreu no final da 1ª Guerra Mundial e que matou entre 20 e 40 milhões de pessoas, consoante as estimativas. A vulnerabilidade da população, subnutrida e enfraquecida pela guerra, as más condições de higiene nas trincheiras e o acréscimo de mobilidade das tropas aliadas em 1918, facilitaram a propagação de um (provavelmente) novo vírus da gripe, que se espalhou rapidamente pelo mundo inteiro, apesar das medidas de prevenção tomadas imediatamente por muitos governos.

O caráter pandêmico deste surto deve-se a uma mudança do estilo de vida europeu. O crescimento das cidades e o aumento do comércio e da mobilidade das populações permitiram que a doença se propagasse da Ásia, através das rotas comerciais, até à Europa e à África.

Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.

O câncer (responsável por inúmeras mortes) não é considerado uma pandemia porque não uma é doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.

Em meados de março de 2009, ocorreram os primeiros casos de gripe suína no México. Descobriu-se que a doença é causada pelo vírus influenza A subtipo HIN1, uma nova variante de gripe suína. Atualmente, costuma-se chamar o surto dessa doença de Pandemia de Gripe 2009

Incidência

A incidência de uma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença surgidos no mesmo local e período. Denota a intensidade com que acontece uma doença numa população e mede a frequência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

O numero de casos novos de uma determinada doença durante um período definido, numa população sob o risco de desenvolver a doença é calculado assim:

Nº de casos novos ocorridos, numa população em determinado período X 1000

Nº de pessoas sob o risco de desenvolver a doença do mesmo período

O ponto fundamental de incidência é o de incluir somente casos novos no numerador, medindo, portanto, um evento que caracteriza pela transição de estado de ausência da doença para o de doença. Logo, a incidência mede o risco ou a probabilidade de ocorrer o evento doença na população exposta

Devemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com