TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Resenha: Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Resenha  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

Epidemiologia

Conceito:

Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde¬-doença que ocorre de forma coletiva, analisando a sua distribuição os fatores determinantes para as enfermidades, danos a saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção ,controle,ou erradicação de doenças,construindo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento,administração e avaliação das ações de rotina, em consonância com as políticas de promoção a saúde.(Rouquariol M. Z. PLT pág 321).

A atenção da Epidemiologia está voltada para as ocorrências em escala maciça de doença ou não doença de grupos, comunidades, sociedades,ou, qualqquer outros grupos que possam classificar a convivência humana.(Rouquariol M. Z. PLT pág 321).

A epidemiologia estuda casos de ausência de saúde sob forma de doenças infecciosas, como, Malária, doença de chagas ou verminoses, como também casos de doenças não infecciosas como, doenças cérebro-vasculares, diabetes ou mesmo agravos a saúde física, acidentes, homicídios e suicídios.(Rouquariol M. Z. PLT pág 321).

Os processos de interação sociais, do sistema de convivência em maça, definem a dinâmica de cada pessoa, dessa forma a epidemiologia trabalha com a chamada processo saúde-doença.

Para Laurell (1985), o processo saúde-doença da coletividade pode ser entendido pelo modo como ele ocorre, nos grupos, o processo biológico de desgastee reprodução , destacandocomo momentos particulares a presença de um fncionamento biológico diferente, como consequências para o desenvolvimento regular das atividades cotidianas, isto é o surgimento da doênça.(Rouquariol M. Z. PLT pág 322 ).

De acordo com o Ministèrio da saúde (2005) o processo saúde-doença é a fiorma como os indivíduos elegem suas formas de convivência, de que forma organizam suas escolhas e criam a possibilidade de desenvolver formas que venham a satisfazer suas necessidades, desejos e interesses que favoreçam a coletividade, já que é um processo de construção da vida que envolve forças políticas, econômicas culturais e sociais.(Rouquariol M. Z. PLT pág 322 ).

Formas de Trabalho

Para a epidemiologia a distribuição visa o estudo da variabilidade de frequência de casos das doênças e a ocorrência em massa desses casos ou seja,a frequência de acontecimento de um determinado risco a saúde em um determinado local, sendo que essas variáveis podem ser de tempo, espaço e pessoa.O trabalho da epidemiologia para a determinação de um fator causador de risco, estuda a possibilidade de associação de vários fatores, ou seja acredita se que que vários fatores podem um através do outro desencandear um determinado risco.

Prevenção em Epidemiologia

A prevenção visa evitar a doênça em indivíduos sadios, e ou, deixa-los exposto a situação de agravo a saúde, dessa forma trabalha, através da consciêntização, imunização de doênças, como medidas antitabagismo para a diminuição do câncer de pulmão, e a manutenção desses programas para que não só ocorra a diminuição nos níveis mínimos , mas que possa ser mantida ou erradicada como é o caso de algumas doênças como a varíola.

Promoção em saúde

A promoção em saúde é a produção de saúde, oferecer condições para que os indivíduos tenham acesso aos serviços de saúde de uma forma ampla, não limitada apenas as unidades de saúde que seja um direito a saúde de forma expandida, como, direitos sociais, de forma a respeitar os direitos humanos.A promoção à saúde visa construir ações que possibilite o indivíduo a escolher uma vida saudável, oferecer estrutura que o incentive e que a ele seja possível a continuidade desta escolha.

A Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) em seu guia Métodos de Ensino(1973), define epidemiologia como ``o estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas.Enquanto a clínica dedica ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia debruça-se sobre os problemas de saúde em grupos pequenos , na maioria das vezes envolvendo populações numerosas´´.(Rouquariol M. Z. PLT pág 323 ).

Objetivos

Segundo a IEA os objetivos principais da epidemiologia são:

• Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas ;

• Proporcionar dados essenciais para o planejamento ,execução e avaliação das ações de prevenção, controle etratamento das doenças , bem como para estabelecer prioridades;

• Identificar fatores etiológicos de gênese das enfermidades.(Rouquariol M. Z. PLT pág 323 ).

Indicadores em Epidemiologia

Os indicadores foi uma medida criada pela ONU(Organização das Nações Unidas)em 1952 para expressar o nível de vida, para avaliar o resultado das ações em saúde.Para que isso fosse possível os indicadores foram divididos duas partes:Indicadores de mortalidade e Morbidade.

Indicador de mortalidade

Utilizado para comparar a frequência de mortalidade, podendo ser:

taxa de mortalidade geral, taxa de mortalidade infantil e mortalidade por causas.

Indicador de morbidade

Este indicador é utilizado para avaliar o nível de saúde e a necessidade de implementação de medidas em caráter abrangente..(Rouquariol M. Z. PLT pág 325 e 332 ).

Considerações finais:

A epidemiologia é desenvolvida em conjunto com todos os setores da saúde,pois trabalha com coleta dados necessita ter conhecimento amplo da região em que atua, possui uma responsabilidade de saúde como um todo, não apenas como um caso isolado.Pois quando trata um indivíduo, trata também a família, a comunidade, levando em consideração o seu meio de convivência, as suas condições sócio econômicas, desenvolvendo ações que favoreçam a sua promoção em saúde. O Profissional de enfermagem deve ter noções de trabalhar levando em consideração todo o histórico das doênças e agravos a saúde em epidemiologia, assim como deve obter conhecimento da história dessas doenças e agravos a saúde na região acometida, pois desta forma possibilitará a implemetação de medidas para o controle e erradicação das mesmas.

Objetivo

O objetivo do presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com