TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epitelial E Conjuntivo

Artigos Científicos: Epitelial E Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

historia

Nasceu com os primeiros estudiosos que se utilizaram do microscópio: Robert Hook, Malpighi, Graw, Ham, Fontana e outros; muito antes que Meyer, em 1819, desse esse nome à ciência que descreve os tecidos dos animais e dos vegetais. O termo tecido foi, contudo, introduzido por Xavier Bichat

Métodos de estudo dos tecidos biológicos

A observação de tecidos ao microscópio óptico é feita por transparência. É necessário que o tecido seja submetido a cortes finíssimos, através da sua inclusão num bloco de parafina, para ser cortado num micrótomo. Depois de cortado, retirada a parafina e colocado numa lâmina, o corte é fixado (para não se deteriorar) e corado. É comum a utilização de corantes que destacam determinadas partes das células (como o azul de metileno e o iodo). Essas lâminas então podem ser finalmente observadas ao microscópio óptico. Esses métodos histológicos são geralmente utilizados para a observação de tecidos animais.

Os desenvolvimentos recentes na área da microscopia electrónica, a imunofluorescência e o corte por congelação permitiram um enorme avanço nesse ramo científico. Com essas novas técnicas, a aparência dos tecidos pode ser examinada, permitindo a comparação entre tecidos saudáveis e doentes, o que é bastante importante para a eficiência dos diagnósticos eprognósticos clínicos.

• Epitelial

Um epitélio ou tecido epitelial é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Suas principais funções são revestir a superfície externa do corpo e protegê-lo contra desidratação, contágio bacteriano, fúngico e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais.Os epitélios são caracterizados por serem constituídos de células com diferentes formas (prismáticas, achatadas, etc) e uma ou mais camadas celulares, com pouca ou virtualmente nenhuma matriz extracelular (fluido intersticial) nem vasos entre elas,. Contudo, todo epitélio está situado sobre uma malha glicoprotéica, produzida por ela, chamada membrana basal. Tal membrana é responsável pela troca de nutrientes entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo adjacente

. Os epitélios são classificados de acordo com três fatores:

• Forma (das células)

• Estratificação

• Especializações

Forma

• Escamoso ou pavimentoso: quando as células são chatas como escamas.

• Cúbico: quando as células têm forma de cubo.

• Cilíndrico ou colunar: quando as células são alongadas em forma de colunas.

• De transição: quando uma célula muda sua forma.

Observação importante: as células dos epitélios glandulares são altamente especializadas na secreção de certas substâncias, por isso possuem abundante retículo endoplasmático, complexo de Golgi e mitocôndrias.

Estratificação

• Simples:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com