TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equinodermos

Tese: Equinodermos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

_______Equinodermos________

Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (echinos, espinho; derma, pele), geralmente encontrados em grandes profundidades.

São animais marinhos, de vida livre, exceto pelos crinoides que vivem fixos ao substrato rochoso e de simetria radial que também contem sua exceção: as plumas-do-mar, que se locomovem pelos cínus.

Possui um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário.

_______Sustentação e locomoção________

Os equinodermos são constituídos por um esqueleto calcário que, mesmo não sendo uma coluna vertebral, é importante na sustentação do corpo, pois é resistente e bem desenvolvido._____________________ Estes animais possuem um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, que recebe o nome de ambulacrário e relaciona-se, além de outras funções, com a locomoção.________________________________ Os pés ambulacrais são formados por paredes musculares e ampolas que acumulam líquido, se distendendo e projetando para o exterior do corpo através de pequenos orifícios do esqueleto. Quando ocorre o relaxamento, o pé se contrai e expulsa a água do seu interior, retraindo-se. Ou seja, é essa variação de pressão do líquido no sistema que define a expansão ou retração dos pés, fato que faz com que o animal se movimente.

_________Tamanho__________

O tamanho dos equinodermos varia bastante; o diâmetro da estrela-do-mar, por exemplo, medido de uma ponta a outra de seus braços, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.

_________Digestão_________

Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo, é carnívora. Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas.

_________Respiração________

A respiração se dá por difusão, entre a água do mar e a que ocupa o sistema ambulacrário. A respiração - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.

_________Circulação_________

Há um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Esse líquido realiza uma tarefa semelhante à do sangue no nosso corpo, ou seja, transportar substâncias para todo o corpo.

_________Simetria__________

Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetria radial somente no adulto. O lado esquerdo do corpo se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com