TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Equinodermos

Pesquisas Acadêmicas: Os Equinodermos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Os equinodermos

Os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto calcário muitas vezes provido de espinhos salientes.

Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. Entre os equinodermos estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.

O tamanho dos equinodermos varia bastante; o diâmetro da estrela-do-mar, por exemplo, medido de uma ponta a outra de seus braços, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.

Classificação

Os equinodermos compreendem cinco classes:

Asteróides = Apresentam corpo achatado com formato de estrela. A boca destes equinodermos situa-se na face central. Na face dorsal está o órgão excretor.

Exemplo: estrela-do-mar.

Equinóides = Possuem corpo no formato de disco. Apresentam carapaça protetora de formação calcária.

Exemplo: ouriço-do-mar e bolacha-de-praia

Ofiuróides = Apresentam corpo achatado. Conseguem se movimentar através do movimento dos braços.

Exemplo: ofiúros

Holoturóides = Apresentam corpo alongado e cilíndrico. Numa das extremidades do corpo está situada a boca e na outra o ânus.

Exemplo: pepino-do-mar

Crinóides = São animais que ficam presos na região do fundo do mar. Apresentam braços ramificados.

Exemplo: crinóides (lírios do mar)

Características

Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.

Digestão

Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo é carnívora. Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Mas o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas. A digestão é extracelular.

Excreção

É realizada por meio de amebócitos que recolhem excretas e liberam-nas no intestino. A eliminação de excretas é facilitada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos equinodermos.

Respiração

É realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.

Circulação

Possuem um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com