TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrópodes Moluscos e Equinodermos

Por:   •  20/4/2021  •  Monografia  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

Mylene 2⸰ ano EM

Resumos

Biologia

Moluscos e Equinodermos

O termo molusco significa mole, e isso já representa para nós muitas informações sobre eles. São triblásticos, protostômios, celomados e com simetria bilateral. Assim temos que saber a estrutura corpórea geral deles e suas especificações:

[pic 1]

  • Pé, cabeça e massa visceral: O pé é utilizado para locomoção e fixação; já a cabeça contém a boca e suas estruturas nervosas e sensoriais; por fim a massa visceral corresponde ao conjunto dos órgãos internos dele.
  • Manto ou pálio: Corresponde a epiderme dorsal e reveste a massa visceral. Sua função é produzir a concha de carbonato de cálcio.
  • Cavidade do manto: É chamada também de cavidade palial. Ela abriga os órgãos respiratórios e se abre para o meio externo.
  • Rádula: Está presente em todos os moluscos exceto os bivalves. Sua função é de um órgão protrátil (que se move para frente e para trás) e também raspador, parecido com uma língua e revestido por quitina.

Classificação:

Gastrópodes: São as lesmas, caracóis, caramujos. Pertencem a água doce a lesma e o caracol, e a água salgada as lesmas aquáticas e os caramujos. Todos, exceto a lesma possuem a casca (concha) de carbonato de cálcio. Eles também podem ser chamados de univalves. Estes se alimentam de algas ou de pequenos organismos do ambiente por meio da ação da rádula, ela tritura as partículas do alimento para facilitar a deglutição. Os marinhos respiram por uma brânquia que fica na cavidade do mato, e os de água doce fazem trocas gasosas por meio da cavidade do manto. O é muscular é bem desenvolvido e adaptado para o deslizamento desses seres.

Bivalves: Possuem duas conchas e estão inseridos nesse grupo mariscos, mexilhões, ostras etc. Eles não têm cabeça nem rádula, pois seu corpo é diferente dos outros tipos de moluscos. O pé deles tem a forma de uma lâmina, utilizada para escavação (são pelecípodes). Contém dois sifões, destes, um inala água para a captação de alimento e o outro excreta o resto.

Cefalópodes: São bem diferentes dos anteriores e mais complexos, estão inseridos os polvos, lulas, sépias e náutilos. Este grupo é exclusivamente marinho. Vamos as especificações:

  • Os náutilos possuem concha com ação flutuante
  • As sépias tem uma concha interna curvada
  • As lulas tem uma lâmina proteica
  • Os polvos são os únicos que não contém conchas

Os cefalópodes possuem pé ligado à cabeça, por isso o nome. Neles os pés foram transformados em tentáculos com ventosas, utilizados para locomoção, além disso todos eles possuem mandíbula forte e rádula. No manto, têm um sifão que ajudam a expelir um jato d`água (jato propulsão), o que é muito eficiente para as lulas. Os polvos em geral rastejam usando suas ventosas, mas em situação de emergência podem utilizar do jato propulsão também. As trocas gasosas são realizadas na cavidade do muco pelas brânquias.

 Circulação

Na maioria dos moluscos, a circulação ocorre de forma aberta, com o sangue saindo dos vasos sanguíneos e banhando direto os tecidos, distribuindo também os nutrientes pelo corpo. Porém nos cefalópodes, acontece de forma fechada, devido ao tamanho do corpo, o sangue permanece nos vasos sanguíneos, trocam substâncias e o sangue percorre maiores distâncias.

Excreção

Realizada por um nefrídeo (rim rudimentar) que retira do líquido celomática e expulsa por um poro da cavidade celomática.

Sistema: nervoso e sensorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (502.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com