TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipe médica da saúde no processo de desjudicialização da saúde

Por:   •  22/4/2015  •  Abstract  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Equipe médica da família: vetor de desjudicialização da saúde

Sérgio Câmara Fonseca. Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba-SP (SMS).

serginho_fonseca@hotmail.com

Sid Marques Fonseca Junior. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

sidmfjunior@tjrn.jus.br

RESUMO

Introdução: A judicialização, além de elevar custos, tem obrigado os gestores a desviar seu planejamento estratégico em face às decisões judiciais. Faz-se o presente estudo, para investigar qual a influência da Equipe de medicina de família e comunidade (EMFC) no esclarecimento à população, a fim de diminuir essa demanda judicial e melhorar o acesso à saúde e medicamentos, sem acionar o judiciário.

Objetivo: Identificar, caracterizar e analisar as diversas formas de ação que a Equipe de Medicina de família e comunidade pode realizar no esclarecimento à população sobre os prejuízos da judicialização de pleitos à saúde e medicamentos, no município de Natal-RN.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir de levantamento de dados junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, bem como nas Secretarias de Saúde, Estadual e do Município de Natal(RN), constata-se os principais pedidos de atendimento médico-hospitalar, bem como de quais tipos de medicamentos são mais demandados. A partir destes dados passa-se a Revisão bibliográfica em torno do tema da judicialização, enfoque na doutrina pátria, além da análise de decisões judiciais emanadas pelos juízes e tribunal de justiça do Rio Grande do Norte. E as propostas de esclarecimento a população, a partir da experiência de residência na especialidade de medicina de saúde da família, por um dos autores.

Resultados: A partir de análise das ações judiciais impetradas na comarca de Natal-RN, constata-se a ausência de esclarecimento prévio ao jurisdicionado por parte de um profissional da saúde comprometido com a viabilidade do SUS. Médicos comprometidos com as políticas públicas de saúde local difundem argumentos que desestimulem essas demandas. Em razão da proximidade e confiança, a Equipe de saúde da família e comunidade(ESFC) é vista como potencial vetor a levar à população a aceitar o tratamento fornecido pelo SUS, quando lhe é explicado os riscos de pedido de medicamento não regulamentado pela ANVISA, ou mesmo autorizado, não constante na lista do SUS, ou de procedimentos não ofertados.

Conclusão ou Hipóteses: A falta de explicação técnica à população mantém elevados os índices da judicialização da saúde, há um papel fundamental a ser exercido pela Equipe de saúde da família e comunidade com esclarecimentos técnicos, a fim de serem desestimulados os pedidos na justiça de procedimentos e medicamentos não ofertados pelo SUS, demonstrando entre outros a viabilidade curativa através da estrutura posta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com