TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esfregaço Sanguineo

Exames: Esfregaço Sanguineo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Hemograma

A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Além disso, avalia também o estado de normalidade dos elementos sanguíneos, dos órgãos hematopoiéticos e as doenças a eles relacionados. (TERRA, 2000)O hemograma é o exame que avalia as células sanguíneas de um paciente e é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Vale salientar que a expressão "Hemograma Completo" é de certa maneira redundante, já que todo e qualquer Hemograma avalia a série vermelha, branca e plaquetária.

As células circulantes no sangue são divididas em três tipos: células vermelhas(hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombóticos). No laboratório de Hematologia outros testes como TTP, TP, VHS e reticulócitos também são realizados.

O hemograma contempla diversas provas efetuadas, com a finalidade de avaliar quantitativa e qualitativamente os componentes celulares do sangue. Os itens avaliados incluem: hemácias, hemoglobina, hematócrito, índices hematimétricos, leucócitos totais, contagem diferencial de leucócitos, plaquetas. A análise quantitativa das hemácias, leucócitos totais, plaquetas e a avaliação dos índices hematimétricos são hoje realizadas por meio de equipamentos automatizados que combinam diferentes métodos de avaliação de alta tecnologia e precisão à capacidade de análise de milhões de células, permitindo resultados mais precisos.

A análise qualitativa é realizada pela avaliação da lâmina corada, associada aos resultados obtidos pela avaliação eletrônica. A coloração das células diferencia em detalhes as estruturas nucleares e citoplasmáticas, permitindo avaliar o tamanho das células, a relação núcleo/citoplasma, a forma do núcleo, presença de nucléolos, o padrão da cromatina e a coloração do citoplasma, a presença de granulação, vacúolos e alterações morfológicas.

A coleta de material é o primeiro passo para todas as análises efetuadas no Laboratório Clínico e dela dependem todas as etapas seguintes, por isso se faz necessário o correto procedimento na coleta das amostras. Toda aparelhagem selecionada deverá estar calibrada e mantida dentro dos limites de utilização. É evidente a necessidade de certos cuidados, tanto na manipulação quanto na limpeza. Os materiais de vidro utilizados para a realização das técnicas exigem uma lavagem bem rigorosa, qualquer resíduo poderá provocar falso resultados nas análises. Mas para que todos estes fatores sejam contornados é essencial que o analista esteja apto e preparado a realizar os ensaios e consciente da responsabilidade do trabalho realizado, além de ter um ambiente de trabalho sadio que ofereça todas as condições necessárias de trabalho. (MOURAet. al , 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com